DTPC 005 - DO TERRENO PARA A CAPELA
ENCONTROS E AGENDAS
07 de novembro de 2011
IGREJA BATISTA BOAS NOVAS DO RODOANEL
======================================
EXATAMENTE HOJE
A BOAS NOVAS
COMPLETA
15 ANOS DE
EXISTÊNCIA
(dia em que inauguramos
a congregação,
07/11/1996)
Deus quis
e fez!
Aleluia!!!!!!
Tanta coisa aconteceu!
Tantas águas já rolaram!
Tantas pessoas perguntavam sobre isso, mas eu não estava junto ao computador, assim tive que esperar o momento certo para contar aos amigos e irmãos, leitores de perto e de longe.
Vamos aos fatos!
FATO 1: ORAR PELOS DE LONGE
26 e 27 de outubro de 2011
"Pra que fazer pedidos a vocês? Se não o fizermos Deus não atenderá? E quanto mais vezes pedir mais chances teremos de receber?" Pergunta que recebi de um leitor. Que pena! Ele não havia ponderado no ensino bíblico: "orai uns pelos outros". E orações devem ser inteligentes, direcionadas, senão não há amor, não há compartilhamento. Interceder é colocar-se no lugar de quem pede. E para isso é importante que se saiba o que se pede. Importante para quem ora, não para Deus, que tudo sabe. Orar e interceder ensina a amar.
E como foi lindo ver a Boas Novas tomar a lista de 167 pedidos de oração e apresentar um após outro, diante de Deus! Primeiro líamos o pedido. Depois comentávamos a necessidade. E então tomávamos aquela questão por nossa, apresentando-a a Deus. Alguns choravam. Alguns clamavam. Alguns imploravam. É como se a dor do outro doesse nos intercessores. Foram dois cultos específicos para isso. E cultos de duas horas. Aprendemos muito orando pelos amigos.
Ali vimos um dar-se gratuitamente, pois o único propósito foi solidarizar-se com os amigos de longe. E como foi bom! A mão que maneja as rosas embebe-se de seu perfume também; aquele que intercede pelo próximo também recebe do Senhor as bênçãos de Sua graça. Aleluia!
FATO 2: MUTIRÃO DE LIMPEZA
29 e 30 de outubro de 2011
Às oito horas da manhã os voluntários já se encontravam na propriedade. Vieram animados. Elaine e eu levamos pães e leite, outros levaram frios e café. A Regina mandou-nos um apetitoso bolo. E assim realizamos o primeiro culto de mutirão de limpeza. Lembramo-nos das memoráveis mensagens do Pastor João Filson Soren: "Diga aos Filhos de Israel que Marchem". Oramos e dividimos a equipe. "Os Demolidores" iriam destruir as cercas de madeira e pequenas paredinhas. Os "Desmatadores" iriam capinar. Assim seguimos a manhã toda. Um grupo saiu para comprar janelas e vitrôs que seriam colocados no salão.
O lixo foi se acumulando na porta do terreno. A caçamba encomendada para esse fim ofereceria pouco espaço para a quantidade de tralhas e lixo. Mas o povo estava alegre, feliz, satisfeito. O sol estava bem quente, estralando as nossas costas. E o tempo foi passando.
Como o horário de almoço chegara o povo clamava por comida. "COMIDA! COMIDA!" era o grito genérico e possante dos suados irmãos! Tínhamos que atender ao reclamo do povo. Seguimos então para a padaria do bairro e compramos três frangos assados, pão e refrigerante. Foi uma festa!
Ficamos até às 17 horas. Eu acabei me esforçando acima do limite físico (sou cardíaco) e o resultado foi meio ruim, mas eu estava feliz mesmo assim. Enchemos uma das caçambas (José Manoel usou sua MAQUITA para cortar as madeiras e fazer caber bastante lixo), mas mesmo assim teríamos que encher outra.
No dia seguinte, o domingo, um grupo menor esteve lá, eu não consegui. E limparam mais ainda. São capinadores de primeira! O ânimo dos irmãos é algo animador!
FATO 3: MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS
Ter um amigo como o Pastor Aparecido Donizete Fernandes é um privilégio. Ele deixou o púlpito de sua igreja (Igreja Batista Sinai da Freguesia do Ó, capital paulista) e esteve na Boas Novas. Eu fui para a Sinai.
O objetivo era presidir à convite a assembléia de membros. E isso foi feito com maestria. Há quinze anos mantínhamos uma estrutura administrativa onde o aluguel era a nossa prioridade número 1. Poderia faltar tudo, inclusive (e não raras vezes) prebendas. Mas agora teríamos que corrigir essa distorção, fosse para o atual obreiro ou para o próximo. Uma questão muito mais estrutural do que de possibilidades. A igreja é pequenina em termos de gente e de orçamento. Mas é de pequeno que se desentorta o pepino, não é mesmo? Acertando as bases o crescimento pode ser justo. E graças ao Senhor, com extrema tranquilidade e unanimidade a estrutura orçamentária foi alterada para um futuro um tanto menos difícil.
Obrigado ao colega Pastor Aparecido. Quanto a mim, foi uma grande bênção estar na igreja em que ele pastoreia. Aliás, igreja que pastoreei interinamente, onde tive o privilégio de indicá-lo para ser o obreiro. E seu trabalho é admirado por todos.
DIA DE MORTOS OU DE
VIVOS?
02 de novembro de 2011
Certamente para alguns foi dia de muita lágrima e dor, pois os nossos entes que partem levam consigo um bom pedaço do nosso coração (isso quando são queridos). Eu, particularmente, tenho minha saudosa mamãe para celebrar a saudade. Porém, ela está com Jesus. Aleluia!
Então nós decidimos que seria o DIA DOS VIVOS. E com enxadas, martelos e marretas. Novo mutirão de limpeza. Não estávamos em tantos no terreno, mas em número suficiente para desmatar outra parte e tentar quebrar outro pedaço de pedra.
Os homens, coordenados pelo José Manoel, fixaram os vitrôs comprados e também fizeram a plataforma móvel de 3 metros onde ficará o púlpito em nosso salão. Ficou muito bom! As mulheres e crianças desmataram mais um pouco do terreno perto do córrego. Outro grupo saiu para comprar cimento, pedra, areia e cal.
TRISTEZA...
05 de novembro de 2011
Mas o meu coração saiu triste do terreno.
Ainda não havíamos fechado o serviço de reboque das partes externas. Como sabem, as casas que iremos usar são rústicas e muito mal construídas. São tortas e fora de esquadro. Servir-nos-ão apenas provisoriamente. Infelizmente os pedreiros que vieram ver o serviço ou deram um preço acima do que podíamos pagar ou simplesmente não se interessaram em fazer. Nossos prazos são curtos e nosso dinheiro é pouco. Não posso dizer que fiquei feliz com os "não" que recebemos.
Mas uma tristeza maior tomou conta do coração. Recomendados pelo Sr. Adilson, dono da loja de materiais de construção, um grupo de pedreiros irmãos decidiu vir ver as PEDRAS para detoná-las com martelete (britadeira de abrir asfalto). Pelo telefone mostraram muita alegria e disposição. Mas ao enviarem um dos representantes, sequer me esperaram para conversar. Disseram que era muito dura, que teríamos que usar dinamite, etc. Na verdade com picaretadas os nossos irmãos já tiraram de uma delas um pedaço razoável. Se com a picareta sairam pedaços por que não sairiam com essas máquinas de impacto? Essas 5 pedras ocupam uma área de 17 por 12 metros, área que seria suficiente para estacionarmos 10 carros sossegadamente, ou construir um galpão para os cultos. Mas agora sinto tristeza e peço a Deus que nos ajude, indicando-nos uma rápida solução.
ALEGRIA!!!
06 de novembro de 2011
Um pedreiro, amigo do irmão Ariosto, decidiu assumir a obra, não sem um serviço profundo de convencimento do nosso irmão. Seu trabalho: rebocar as duas casas do lado de fora e também o muro do vizinho. Seu preço: pagável, não sem novos atos e expressões de amor por parte da igreja. Iniciará hoje, segunda-feira.
Também tivemos grande alegria porque o culto que prestamos a Deus na igreja, ainda no velho local, foi muito bom. Nem todos os nossos 25 irmãos estiveram presentes, mas os que participaram viram a graça de Deus através da comunhão, dos testemunhos, dos pedidos de oração, da pregação, enfim, de tudo o que aconteceu.
Aleluia!!!!!!!!!
URGÊNCIA
A responsabilidade da construção é da Boas Novas. Sabemos disso. Porém também sabemos que a solidariedade é o que nos trouxe até aqui. E sabemos que os recursos que temos precisam de um reforço do Senhor. Por isso estamos orando.
Talvez Deus fale a alguns corações para que se unam a nós neste afã. Hoje precisamos:
14 dias de pedreiro
6 metros de areia
15 sacos de cimento
5 metros de pedra
1 porta de aço
5 latas de tinta
13 morões de cerca
120 metros de arame farpado
1 dia de trator
Em nossa contabilização, essa despesa girará em torno de 10 mil reais. Parte deste valor nós ainda temos; parte não temos. Precisaremos de 5 mil para completá-lo.
Chamaremos esse momento de REFORMA DE EMERGÊNCIA.
Precisamos de 100 pedaços de 50 reais.
Ainda não temos nenhum.
Mas cremos que Deus nos ajudará.
E, se isto for importante para algum leitor, ore por nós. E, havendo desejo e possibilidade, se quiser solidarizar-se com um ou mais pedaços de 50 reais de reforma, será muito, muito bem-vindo!
Para tanto:
1) Escreva-me (bnovas@gmail.com) e diga: quero ajudar com x partes (talvez o equivalente a algum metro de areia, uma diária de pedreiro ou um saco de cimento) 2) Vou anotar na tabela dos 100 pedaços o seu nome.
3) Deposite para a nossa conta POUPANÇA, conta que ainda está ativa, pois não a fechamos:
Banco Bradesco (237)
Agência Rio Pequeno - Urb. SP - código da agência: 2207-1
Conta POUPANÇA número: 16.627-8
CNPJ da igreja: 04641377-0001/80
E agora, para terminar, reparto algumas cenas inesquecíveis:
última palavra: precisamos de quem nos ajude
a detonar as pedras do terreno.
se necessário alugamos a máquina.
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário