segunda-feira, 9 de abril de 2012

[STBSEB:7445] memórias pastorais - 2012 - CULTO DA RESSURREIÇÃO

 
CULTO DA
RESSURREIÇÃO
2012
 
Era 06 de abril de 2012. O sol já havia se posto no firmamento e eu planejava com a Elaine os hinos para o culto do dia seguinte, bem como imprimia os boletins dominicais. Foi quando recebi o convite da Primeira Igreja Batista de Vila Maria, São Paulo, através de um e-mail do Pastor Luiz Roberto, avisando que teria o coral masculino CANTORES DA LIBERDADE apresentando uma cantata.
 
Animei-me e fui até lá. Pena que a idade, quando chega, leva também parte da nossa memória e da nossa perspicácia. Confiei que acharia a igreja pela lembrança de ter pregado algumas vezes lá há vinte anos atrás. Mas, ou tiraram a rua daquele bairro ou então ela escondeu-se de mim. Não a encontrei de jeito nenhum! Voltei frustrado para casa.
 
Terminamos de arrumar tudo após a meia noite. E que dia puxado não seria o domingo! Deitamo-nos à uma e meia, para acordar às quinze para as quatro!
 
07 de abril de 2012. Não acreditei quando o celular tocou o despertador; parecia que acabara de deitar-me! O sono é mais convidativo quando é hora de levantar. Impressionante! Bem, o que havia para fazer? Levantamo-nos e arrumamo-nos, colocando os víveres no carro, com os quais celebraríamos o café após o culto. Colocamos também  o teclado eletrônico e seu respectivo suporte, bíblias, filmadora, boletins, e seguimos para Osasco, onde iríamos dar carona para três irmãos, o Richard, filho do Pastor Aparecido, o Dival, nosso tesoureiro e o irmão Shiro.
 
De fato demos carona para o Dival e para o Shiro. O Richard, garotão de 20 anos, passou por uma experiência de "quase suicídio involuntário": como estava só em casa, fez uma janta estranha (cozinheiro de primeira viagem), colocando de tudo: tomate, feijão, açúcar, sal, pimenta, etc. Após comer sentiu o peso daquela coisa e acabou por ter problemas, digamos, "barrigais". Não foi conosco.
 
 
Eram dez para as seis da manhã quando chegamos no salão de cultos da Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel. Fomos os primeiros. O sol já ameaçava nascer, mas a lua teimava em continuar ostentando sua glória noturna. Aos poucos outros irmãos foram chegando: Ariosto e família, Júlia e Fatel, Serginho e família, etc.
 
A surpresa estava na CASA 2, até então inutilizada pela igreja porque nos servia de despensa, de armazém de móveis e objetos não utilizados. No sábado retrasado tínhamos iniciado uma seleção do que usar e do que doar, e no sábado anterior Shiro muniu-se de grande equipe de voluntários, que lavaram todos os bancos e cadeiras e arrumaram a casa, que só precisa de pintura e massa fina nos acertos feitos. Que maravilha! Tudo em ordem, bancos, mesa (ah, dá tristeza ver que não há espaço para a nossa humilde mesa da Ceia do Senhor, ela é grande e não cabe no salão de cultos). Ela nos seria útil ali agora, e tudo estava muito ajeitadinho.
 
 
 
Devagarinho fomos organizando, enquanto lá no salão de cultos deixávamos tudo em ordem para a celebração do CULTO DA RESSURREIÇÃO.
 
Porém, uma dúvida me assolava: no nosso último culto, em 2008, eu usara a beca feita especialmente para ocasiões especiais (fizera duas, uma para batismos, branca, e outra para casamentos e cultos especiais, com estola vermelha e outra cintilante). Chamei os líderes e questionei-os sobre a viabilidade de usar ou não, se não seria desnecessário ou ruim (é apenas um paramento para a formalidade do evento, sem nenhuma virtude espiritual, um costume antigo). Disseram que era uma ótima ocasião para usá-la. Então celebrei o culto com a minha velha beca de 20 anos (ela ainda me servia! Isto é um autêntico milagre pascal...) .
 
Elaine foi a minha grande ajudadora nesta celebração. Com sua feminilidade, eficiência e espiritualidade, assumiu a parte musical e assessorou-me durante toda a celebração.
 
E não é que tínhamos um número razoável de irmãos ? Leia-se por "razoável" uma quantia que é mínima para uma grande igreja, mas excelente para uma pequenina. Uma igreja de mil membros não acharia excelente um número de 200 pessoas. Mas uma igreja de 25 acha considerável 28 pessoas em sua celebração das 6 da manhã!
 
Cultuamos a Deus com amor e com dedicação.
 
Cantamos hinos sobre a ressurreição de Cristo. Lemos textos sobre o túmulo vazio. Realizei a meditação anual sobre a razão do cristianismo ser muito mais importante do que qualquer outra religião ou filosofia. Tivemos um momento glorioso de testemunhos. Cada um do seu jeito, com sua própria emoção, com suas características. Mas todos dominados por um profundo desejo de agradecer a Deus por Cristo, o nosso Cordeiro Pascal. Até a irmã Esmeralda, vizinha da igreja, que nos descobriu e passou a congregar conosco, e o irmão Mário, crente pentecostal, também  nosso vizinho, deram-nos o prazer de suas presenças! Esmeralda já é prata da casa e tenciona tornar-se membro. Mas cada um falou um pouquinho do que Cristo é para si.
 
Depois cantamos cânticos avulsos que também centralizavam a ressurreição: Glória Pra Sempre e Porque Ele vive. Neste Porque Ele vive eu toquei violão. Não sei porque o Pastor Norberto acha graça do jeito que coloco o violão no pescoço. Aquela cordinha não é pra segurá-lo? Então eu o penduro e toco. Aliás, toquei porque era o único que sabia tocá-lo ao violão. Sou um violonista de três posições só...
 
Terminado o culto fui cumprimentar os irmãos. Todos estavam muito felizes. Seguimos para a Casa 2, agora o nosso Salão Social. Fomos incentivados a celebrar o CAFÉ DA COMUNHÃO ESTILIZADO, buscando trazer coisas típicas dos tempos de Cristo. Então cada um trouxe tâmaras, damascos, figos, homus, pães sírios, etc. E juntamos com sucos de frutas. Fomos à mesa com bíblia e com o boletim. Eu, quando visitei a querida família GIRÃO, em Portugal, aprendi com eles uma canção que se cantava às refeições, sob a melodia do hino 08 do Cantor Cristão. Dizia assim:
 
 
Pai Nosso a Tua bênção dá
Ao pão que nesta  mesa está
A Ti rendemos gratidão
Por esta nossa refeição
 
Então, depois de lermos o texto, cantamos todos juntos esta canção. Foi emocionante. E partilhamos do pão e bebemos do suco. Que momento sublime!
 
 
Após o café fomos para casa cônscios de que não podemos trocar O CORDEIRO pelo COELHO, e que a nossa Páscoa é RESSURREIÇÃO E VIDA, e não chocolate e feriado.
 
Bendito seja Deus por tudo isso!
 
À noite também tivemos um bom culto com a celebração da Ceia do Senhor. Mas tivemos enorme dificuldade para chegar. Pela primeira vez a rua de baixo foi inundada pelas chuvas torrenciais da tarde. Ninguém entrava e ninguém saía. Ariosto e família chegaram às 17hs e não podiam deixar a igreja. Apenas às 18:45h as águas baixaram. Elaine e eu, vindo de São Paulo pelo Rodoanel, tentamos chegar através do caminho normal pelo Parque Industrial, mas vimos grandes carros parados na água da rua. Então demos meia volta e fomos por Osasco, que fica do lado de lá do Rodoanel. Rodamos todo o Turíbio, o Santo Antonio, o São Vitor, Metalúrgicos, até chegar na outra saída do Rodoanel e chegar à igreja. Mas chegamos. E o povo atolado foi chegando aos poucos. No final tivemos um excelente auditório. Bendito seja Deus!
 
EM TEMPO: O Richard, vítima de si próprio, apareceu à noite ainda vivo. E participou conosco do culto. Amamos esse garoto!
 
=========
 
Bem, este é o meu histórico registro do CULTO DA RESSURREIÇÃO 2012.
 
Para aqueles que quiserem ver as fotografias, disponibilizei-as no FACEBOOK. Mesmo quem não possui conta pode olhar. Basta seguir para este endereço:
 
 
Sei também que muitos amigos gostariam de ter participado conosco pessoalmente. Mas a distância impede esse contato. Deus me deu a graça de ter uma câmera bem prática, então eu pedi para que filmassem o culto. E postei o que contei. Querem assistir? Será um prazer para nós saber que assistiram. Se desejarem, enviem suas observações em bnovas@uol.com.br
 
Aqui estão as imagens:
 
Fotos:
 
1) PRELÚDIO E BOAS VINDAS
 
2) HINO 99 DO CANTOR CRISTÃO: RESSURGIU
 
3) HINO 100 DO CANTOR CRISTÃO: EIS JESUS RESSUSCITADO
 
4) TEXTO ESPECIAL ESCRITO PELO ARIOSTO
 
5) MENSAGEM DE PÁSCOA - MEDITAÇÃO ANUAL
 
6) TESTEMUNHOS 1 - SÍLVIO E DIRANI
 
7) TESTEMUNHOS 2 - SERGINHO
 
8) TESTEMUNHOS 3 - MÁRIO VISITANTE
 
9) TESTEMUNHOS 4 - ELAINE
 
10) TESTEMUNHOS 5 - AMILTON FATEL
 
11) TESTEMUNHOS 6 - ESMERALDA
 
12) TESTEMUNHOS 7 - ARIOSTO
 
13) CÂNTICO DO HINO "GLÓRIA PRA SEMPRE"
 
14) CÂNTICO DO HINO "PORQUE ELE VIVE"
 
15) POSLÚDIO COM ELAINE
 
16) CAFÉ DA RESSURREIÇÃO - LEITURA BÍBLICA E CÂNTICO
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel
Rua Urano, 99 – Novo Horizonte
06341-480 – Carapicuíba - SP
São Paulo - Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário