terça-feira, 30 de setembro de 2014

ARENANEWS | #8CONGRESSO PROGRAMACAO COMPLETA

8º Congresso de Teatro Arena de Cristo

Cronograma

 

 

PROGRAMAÇÃO

13h 30 - CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES


14h00 - APRESENTAÇÃO EVANBAND


14h20 - Palestra de Abertura

NARRATIVA DA HISTORIA DO TEATRO, RELIGIÃO E IGREJA DESDE SEU SURGIMENTO NA GRÉCIA ANTIGA ATÉ O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE ISSO.

CONVIDADOS

Wagner Luiz,  leciona grego na Faculdade de Teologia Wittenberg.

Marcio Rubens, leciona filosofia na Faculdade de Teologia Wittenberg.

José Mauro Paes, leciona Hebraico, Latim e Teologia do Antigo Testamento na Faculdade de Teologia Wittenberg.

 

15h00 – 18h00 Módulos de Oficinas

 

15h00 – 16h00

PALESTRA-OFICINA TEATRO E MISSÕES

Teatro cristão: será falado a história do teatro cristão e teatro secular, os benefícios de se evangelizar através do teatro e como evangelizar através da arte. Além disso, será feito uma reflexão com os participantes sobre o que os leva a querer fazer teatro.

RAPHAELA RODRIGUES - Advogada, formada pela Unigranrio e integrante há 7 anos do Grupo Teatral Atos 1.8, da Igreja Nova Vida de Caxias. Ministra aula de teatro do I Curso Teatral Atos 1.8. E já participou de congressos de teatro, entre eles o Jovens da Verdade/Terra dos Palhaços.

 

OFICINA EXPRESSÃO CORPORAL A PARTIR DOS SENTIDOS

A oficina consiste em um convite à busca da criatividade corporal cenográfica a partir dos sentidos. Sabemos que com nossos sentidos apreendemos o mundo. A partir de vivências de estimulação sensorial, os atores-compositores serão convidados a criar corporalmente tendo como maior inspiração seus impulsos mais íntimos.

JULIANA BONNET - Graduada em Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduanda em Licenciatura em teatro na UNIRIO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, dança e canto. Leciona aulas de ballet para iniciantes no seu projeto na UERJ, onde oferece aulas gratuitas para a comunidade externa. Foi professora voluntária de teatro na ONG ECOA- teatro social. É atriz e bailarina na companhia cirandeira do instituto de artes TEAR, desde 2006.

 

OFICINA JOGOS TEATRAIS VIOLA SPOLIN

O Jogo Teatral tem como Objetivo a preparação de atores ou não-atores para a cena. A Oficina baseia-se nas metodologias da Norte Americana Viola Spolin, seus jogos são fundamentado nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht. e na metodologia de Jean Pierre Ryngaert, O Jogo como indutor da encenação. Com o objetivo de trazer o conhecimento destes para grupos de teatro cristão, possibilitando melhor qualidade na atuação e improvisação.

DAYSE VALENTIM  - Graduando Licenciatura em Teatro na UNIRIO- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora da Cia.Teatral Bezalel desde sua fundação em 2009. Professora de Teatro na ONG CEJA.COM. Contadora de Historia na BIJU- Biblioteca Infanto Juvenil da UNIRIO.

 

OFICINA EXPRESSÕES FACIAIS - A LINGUAGEM DAS EMOÇÕES

Paul Ekman é considerado o maior especialista mundial na análise das emoções humanas e expressão das mesmas, principalmente a nível facial. A partir do estudo e pesquisa de seu livro que inspirou a serie “Lie to Me” investigaremos as 7 expressões faciais descritas no livro e sua contribuição para o ator contemporâneo.

LUIZA REGINA REIS - Formada em Propaganda e Marketing, Especialista em Comunicação Empresarial, Publicitária, Coordenadora e oficineira do Ministério Arena de Cristo e produtora do Congresso Arena. Promove e faz teatro dentro e fora da Igreja desde 1994. 

 

16h00-17h00

OFICINA CRIAÇÃO DE PERSONAGENS     

A oficina de Criação de Personagens tem o objetivo de fazer com que os participantes aprendam a criar diferentes tipos de personagens em diversas situações. Durante a aula eles irão ser expostos a criatividade laboratorial e criar situações ligando os seus personagens, que deverão ter características próprias.

ROBERTO DUARTE ALBUQUERQUE - Jornalista, formado pela Faculdade Pinheiro Guimarães, casado, trabalha em assessoria de comunicação. Faz teatro há 7 anos e é líder do Grupo Teatral Atos 1.8, da Igreja Nova Vida de Caxias.

 

OFICINA CROQUI SERVE PRA QUÊ?

Ensinar na teoria e prática a importância do croqui para a criação de personagens e maquiagem do mesmo. Explicar sobre simetria e assimetria e sua importância na maquiagem.

MARCIA MENEZES - Formada em Maquiagem Cênica e caracterização - EAT Paulo Falcão/ FAETEC. Diretora do departamento de maquiagem e maquiadora Cênica do Grupo Teatral CAEL em Movimento. Atriz e Maquiadora Cênica pelo Ministério Teatral Shekináh IBNF. Professora, palestrante e maquiadora pelo Ministério Arena de Cristo. Maquiadora de Espetáculos Teatrais da  Cia Teatro Carioca e Proprietária/Diretora e maquiadora cênica pela Marpuff Makes.

 

 

 16h30 – 18h00

OFICINA DANÇANDO COM CRISTO

A nossa dança é um instrumento para passar uma mensagem, como a canção o é para os músicos. É por isso que a nossa dança deve ser cheia de Deus, deve emanar a pessoa de Deus através de cada movimento. Em nossa oficina vamos aprender a teoria da dança e suas modalidades, a técnica, dança com teatro, como ministrar a dança na igreja e a dança como forma de adoração e evangelização. 

PAULA BRAGA - Professora de Educação Infantil, atriz e bailarina. Integrante do ministério de teatro Atos 1.8 e do ministério de dança da igreja de Nova Vida de Duque de Caxias. Formada em ballet e jazz, atua nessa área há 7 anos.

 

OFICINA O ATOR E OS JOGOS TEATRAIS

A oficina será divida em dinâmicas pra voz, criatividade, improviso, expressão corporal e facial além de jogos dramáticos.

JOSÉ ALEXANDRE DE OLIVEIRA BARBOZA - Formado pela Jocum Contagem MG 2005. Meart (ministrando evangelismo através da arte), Professor da escola Ecta Jocum 2007. Diretor e ator por 10 anos no Grupo Teatral Vida. Trabalha no programa do governo mais educação com oficinas de teatro e dança. Ministrou oficinas no RJ, MG, Acre, Porto Velho, Mato Grosso do Sul, em Buenos Aires na Argentina na Igreja Restauracion en las naciones e no Peru na Igreja El Nazareno. Atualmente dirige e canta no musical Jesus contemporâneo na cidade de Teresópolis com o grupo Kairos.

 

 

17h00 – 18h00

OFICINA SE CONHEÇA COMO ATOR

O ator em grupo: Como conhecer, confiar, no seu parceiro de cena. O corpo do ator: O ator precisa se conhecer, conhecer seu corpo, o que consegue ou não realizar, para usar em cena. O Ator e sua habilidade sensorial: Toda pessoa é composta de 5 sentidos e de sentimentos que se trabalhados pode tornar de sua encenação algo completamente real.

NÍVEA G. DA SILVA - Cursou Teatro Cristão – Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias e Teatro – Cia de Artes Nissi.

 

OFICINA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM

Pretendendo abordar a partir da apreciação estética de obras clássicas e contemporâneas, seguindo a Linha de pensamento de Cosntantine Stanislavsky, aprimorada e redesenhada para construção da personagem num composite de indumentária e caracterização. A oficina contará com parte teórica e prática. Desde a apresentação de material usado nos diferentes veículos, cinema, teatro e tv, circo, mímica e pantomima.

ARIEL COHEN - Diretor de Caracterizacao da Record, dirigindo caracterização de cinemas e TV. Seus trabalhos mais recentes foram: Cinema- Minutos Atrás. ( longa. Direção Caio Soh - com Wladmir Brichta, Otávio. Muller e Paulinho Moska) Aliciada ( longa - ainda em curso ). TV - Novela Pecado Mortal - RECORD. Conselho Tutelar , minissérie estréia em Agosto - Record.


18h00 - MESA ENCERRAMENTO

INQUISIÇÃO CÊNICA RELIGIOSA: A PERSPECTIVA DO ESTRANHAMENTO NA VIDA DO ATOR E ARTISTA CRISTÃO.

CONVIDADO

Andre Kler, Ator, Produtor executivo teatral formado pela escola das artes técnicas (Luis Carlos Ripller). Dramaturgo, Professor de iniciação teatral em projetos sociais, Formado em teatro social.

18h20 - FÓRUM COM OS CONGRESSISTAS

O TEATRO CRISTÃO CONTEMPORÂNEO, SEUS OBJETIVOS (EVANGELÍSTICOS, SOCIAIS, CULTURAIS), SEUS ANSEIOS E POSSIBILIDADES.


19h00 - Mostra de Esquetes, Dança e Musical

O CHAMADO, CIA EL SHAMAH

 GALHOS SECOS, CIA VIDA DE TEATRO

 NOME SOBRE TODO NOME, CIA ATOS 1.8

ATRAÇÃO SURPRESA

ENCERRAMENTO COM EVAN BAND

 

19h30 – INTERVALO

 

20h00 - APRESENTAÇÃO TEATRAL CIA CERNE AINDA AQUI

 

OBS: Caso haja imprevisto com algum oficineiro, esta será a oficina substituta.
OFICINA SUPLENTE

KERIGMA: INVESTIGAÇÃO CÊNICA DE PERSONAGENS BÍBLICOS

Dinâmicas em grupo de montagem e caracterização do personagem visa pesquisa da realidade do ambiente do Personagem bíblico, e do contexto cultural, como também levá-lo a compreender o momentos histórico narrado na Bíblia e os locais e povos envolvidos. Apologética do Personagem: Defender suas atitudes polêmicas, virtudes, capacitação do ator, onde ele vai descobrir através desta investigação, tudo baseado em livros de teologia e História.

FLÁVIO GONZALEZ - Teólogo, professor, ator e coordenador do Arena de Cristo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário