terça-feira, 31 de dezembro de 2013

[STBSEB:8628] 31/12/13 – Viva o Ano Novo

 

31/12/13 – Viva o Ano Novo

Posted: 30 Dec 2013 07:59 PM PST

DDD 11. Ligação Grátis para NetFone de SP.
Usando 21 de qualquer estado também é grátis.

Neste momento em que as incertezas de um novo ano se apresentam, lembre-se que você possui três armas muito poderosas para enfrentá-las: a fé, a esperança e o amor! Eu quero desafiá-lo a permitir que a fé o inspire, que a esperança o ajude a crer em novas oportunidades e que que o amor sirva como princípio básico para guiar a sua vida.

Você precisa ver a vida com a perspectiva da fé!

Isto é essencial para viver uma vida realizada. Precisamos ser visionários que podem ver através do olhos da fé o que outros consideram impossível. Isto tudo é uma questão de perspectiva. Deus deseja tocar os nossos olhos para que as escamas da incredulidade caiam e possamos vislumbrar no céu as novas possibilidades.

Você conhece o pequeno poema que diz:

Dois homens olharam para fora das grades da prisão.
Ali pensando na vida puseram-se a observar
Um deles viu apenas lama e escuridão
o outro olhou para o céu e viu as estrelas a brilhar!

Você precisa tirar os seus olhos da "lama e da escuridão" para colocá-los no "céu e nas estrelas a brilhar"? Peça fé a Deus e comece a ver a vida como Deus a vê.

Você precisa experimentar a cura que a esperança traz!

Quando parecer que tudo está perdido e o desespero começar a se instalar – espere ouvir aquela voz que no meio da tempestade diz "Coragem, sou eu! Não tenham medo!" e assim acalma os ventos e as ondas. Você já ouviu esta voz no meio das tormentas da vida? Deus deseja colocar esperança na sua existência para que você possa intervir na realidade da vida do seu próximo levando a esperança de uma vida melhor. Você anunciará libertação para os cativos, vista para os cegos, liberdade para o explorado e boas novas para os pobres?

Peça a Deus para curar a sua alma das feridas da desilusão com pessoas, das circunstâncias adversas e dos sonhos transformados em pesadelo. Ouse esperar que Deus não apenas cure a sua alma mas o ajude a levar esperança para os que estão ao seu redor.

Você precisa experimentar a nova vida que brota do amor!

Pegue o amor e aplique às feridas da sua família, amigos e inimigos. Caminhe como Jesus caminhou – vestindo quem não tem roupa, alimentando o faminto, ajudando o enfermo, oferecendo um copo de água fria para o sedento. Deixe o amor ser a razão maior da sua existência – o padrão que você usa para, no segredo do seu coração, avaliar e examinar cada pensamento, cada ação, cada plano, cada alvo e cada passo que você der. O verdadeiro amor é muito mais do que um sentimento que dá calafrios ou nos faz chorar com emoção.

Deixe-me sugerir que você examine o seu coração e garanta que você e Deus estão conversando com intimidade.

Tenha 365 dias de fé, esperança e amor de Deus na sua vida!

Texto Bíblico Utilizado: I Coríntios 13:13; Marcos 14:50.

http://www.vidanet.org.br

Como começar o ano sem procrastinação

Posted: 30 Dec 2013 05:15 PM PST

Já que o final do ano é época de reflexões e promessas, separamos dicas e aplicativos que ajudam a melhorar a produtividade

Já que o final do ano é época de reflexões e promessas, seja sincero: quanto tempo útil você gastou em sites bobos ou em discussões bestas no Facebook? Quantas tarefas você deixou de lado ou esqueceu porque faltou organização?

Se a procrastinação é um problema para você, agora pode ser a hora de tomar uma atitude contra isso: várias medidas simples (e apps, claro) ajudam a controlar – e otimizar – o nosso tempo, organizando as tarefas e impedindo que a gente gaste mais tempo do que deveria em coisas inúteis.

Primeiro é preciso entender: por que nós procrastinamos? A explicação científica é que, nesses momentos, duas forças do cérebro entram em batalha: o sistema límbico, que é a zona que cuida do prazer, e o cortex pré-frontal, que é onde planejamos. O primeiro busca prazeres a curto prazo, o segundo tenta nos lembrar os nossos objetivos a longo prazo. Segundo o pesquisador Timothy A. Pychyl, autor de Solving the Procrastination Puzzle: A Concise Guide to Strategies for Change, o problema é que o córtex pré-frontal necessita de estímulo consciente para completar as tarefas. Se nós não assumirmos uma tarefa conscientemente, o sistema límbico e sua busca por prazer imediato assume – e é por isso que é tão fácil escapar para dar aquela olhadinha no Buzzfeed.

(Há outra coisa que merece registro: a procrastinação não é um problema em si. Vários autores, aliás, defendem que a procrastinação pode ser até produtiva, ao nos dedicarmos à tarefas mais agradáveis.)

Mas se a arte de procrastinar está causando problemas para você, pode ser a hora de começar o ano um pouco mais organizado. Separamos algumas dicas básicas para isso:

Pequenas vitórias

Divida as suas tarefas e estabeleça prazos para cada uma das partes. Ter algo grande para completar é algo que tipicamente provoca a procrastinação: nós vamos adiando, adiando, e nos distraindo com outras coisas, até o prazo se tornar insustentável. Se você precisa entregar um trabalho grande, estabeleça pequenas tarefas dentro dele (projeto, pesquisa, primeira parte, segunda parte) e prazos específicos para cada uma delas.

Aplicativos que podem te ajudar: o Wunderlist, app para organizar tarefas (para Android e iOS) e os calendários Fantastical (para Mac), e Google Calendar (no browser e no Android), que permitem organização de eventos e enviam alertas.

A tal regra dos dois minutos

Não deixe para depois as tarefas mais curtas. Uma das regras de ouro é: se uma tarefa demorar menos de dois minutos para ser feita, faça ela na hora. Coisas acumuladas são um convite à procrastinação.

Elimine as distrações

Essa tarefa fica especialmente difícil quando temos nossos amigos nos chamando no Gtalk, notificações pulando no Facebook, a timeline do Twitter rodando sem parar e uma infinidade de conteúdo, discussões e memes para acompanhar. Ok, entendemos. Se ficar sem checar e-mail e Facebook é incontrolável para você, experimente ajuda externa.

Aplicativos que podem te ajudar: o WriteRoom (Windows e Mac) transforma o computador em uma tela preta e verde cuja única função é clara: escrever. O LeechBlock (Firefox) e o StayFocused (Chrome) são extensões que permitem bloquear determinados sites por um período específico de tempo. Há ainda opções mais radicais, como o Write or Die, que tem penalidades e estímulos para se manter focado na tarefa.

Dê um tempo

Se você não estiver conseguindo fazer naquele momento, não insista. Dê uma volta, desligue o computador, faça outra coisa. E se respeite: desista, se for o caso. Trabalhe menos. Permita-se procrastinar com qualidade, para esfriar a cabeça. E se cobre menos.

Aplicativos que podem te ajudar: o RescueTime calcula o tempo de lazer e trabalho e envia alertas para te lembrar de dar um tempo.

http://revistagalileu.globo.com

Crítica: Em 'Demetrius, o Gladiador', cristão tem a sua fé abalada

Posted: 30 Dec 2013 10:05 AM PST

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Victor Mature como o protagonista do filme

A sessão das 13h no TCM faz lembrar velhos Natais, do tempo da velha Globo programada por Paulo Perdigão. Não existia TV paga, a Globo era, na prática, um monopólio. Ninguém precisava puxar os cabelos por causa de audiência. E a parte de filmes era muito, mas infinitamente melhor do que hoje (mesmo na TV paga).

Pois bem: na época de Natal, invariavelmente, via-se "A Noviça Rebelde", alguma paixão de Cristo, "Ben-Hur", "Esqueceram de Mim" etc. E nesse etc. entrava, claro, "Demetrius, o Gladiador" (1954), de Delmer Daves.

Era uma sequência do chatíssimo "O Manto Sagrado" (1953), mas uma sequência muito boa, na qual o cristão Demetrius (Victor Mature) tem sua fé abalada e é tentado por Messalina (Susan Hayward) para achar o manto de Cristo.

http://www1.folha.uol.com.br

Porta dos Fundos reconta a vida de Jesus

Posted: 30 Dec 2013 10:01 AM PST

Imagens do especial de Natal produzido pelo grupo de humor 'Porta dos Fundos'

"José, o filho não é teu", diz uma constrangida Maria a seu marido. "Quê? Como assim o filho não é meu? De quem é?", pergunta o carpinteiro de Nazaré. "É de Deus."

"Isso vai me f… lá na carpintaria, ninguém vai acreditar nisso", preocupa-se José.

É assim que começa o especial natalino que o Porta dos Fundos coloca no ar hoje em seu canal no YouTube.

O vídeo, com cerca de 15 minutos, está dividido em quatro esquetes, cada um com uma passagem da vida de Cristo. "É a nossa superprodução", diz o ator e colunista da Folha Gregorio Duvivier, um dos criadores do grupo e que interpreta Jesus.

"Onde as pessoas mais veem o Porta é em reuniões familiares. No Natal passado, o acervo todo teve uma visualização recorde", diz ele.

O segundo capítulo mostra Jesus apresentando Maria Madalena (Leticia Lima) a Maria (Júlia Rabello) e José (Antonio Tabet) e tentando disfarçar a profissão da moça ("Ela é autônoma").

A atriz e cantora Clarice Falcão participa do terceiro episódio, como uma recepcionista de restaurante que avisa a Jesus e seus 12 apóstolos que não há mesa disponível para a Última Ceia.

A saga termina com a crucificação. Jesus tenta argumentar para não ser pregado. "Por que você não me enforca?", pede ele ao soldado romano, que o tranquiliza dizendo ter "mão de fada".

O especial é a primeira experiência do grupo com um modelo de vídeos mais longos. Em 2014, a trupe pretende lançar séries, com episódios de 15 minutos, explorando gêneros diferentes misturados com o humor.

http://www1.folha.uol.com.br

MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências

Posted: 30 Dec 2013 09:54 AM PST

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo
TALITA BEDINELLI
colaboração para a Folha

O Ministério da Educação tomou posição no debate relativo ao ensino do criacionismo nas escolas do país. Para o MEC, o modelo não deve ser apresentado em aulas de ciências, como fazem alguns colégios privados, em geral confessionais (ligados a uma crença religiosa).

"A nossa posição é objetiva: criacionismo pode e deve ser discutido nas aulas de religião, como visão teológica, nunca nas aulas de ciências", afirmou à Folha a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar.

Apesar do posicionamento, o MEC diz não poder interferir no conteúdo ensinado pelas escolas, pois elas têm autonomia.

Conforme informou o colunista da Folha Marcelo Leite no último dia 30, o colégio Mackenzie (presbiteriano) adotou neste ano apostilas que apresentam o criacionismo nas aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.

Outras escolas, como as adventistas, por exemplo, praticam opção semelhante.

Teorias

Os criacionistas dizem que o Universo foi criado por um ser superior, assim como os seres vivos. Para eles, a vida é muito complexa para ter surgido sem intervenção sobrenatural.

Essa crença se opõe à teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin, presente nas diretrizes curriculares nacionais, segundo a qual todas as espécies provêm de um ancestral único –e, a partir dele, se diferenciaram, chegando à diversidade atual de seres vivos.

O entendimento do MEC é semelhante ao dos pesquisadores contrários ao criacionismo: o modelo não pode ser considerado teoria científica por não estar baseado em evidências (preceito tido como básico para se definir o que é ciência).

"[O ensino do criacionismo como ciência] é uma posição que consideramos incoerente com o ambiente de uma escola em que se busca o conhecimento científico e se incentiva a pesquisa", afirmou Pilar.

O presidente da Associação Brasileira de Pesquisa da Criação, Christiano da Silva Neto, tem entendimento diferente.

Para ele, como não há consenso sobre qual teoria está correta, "a maneira mais justa e honesta de lidar com a questão é apresentar ambos os modelos nas aulas de ciências, dando-se destaque aos pontos fortes e fracos de cada um".

Escolas

O criacionismo é ensinado no Colégio Presbiteriano Mackenzie desde 1870, quando a instituição foi fundada.

O conteúdo é abordado no sexto ano do fundamental –para crianças com idade por volta dos 11 anos–, assim como a teoria evolucionista.

Neste ano, no entanto, o colégio passou a adotar um novo material nos três primeiros anos do ensino fundamental. São apostilas com conteúdos didáticos convencionais, onde há a explicação criacionista, mas sem a teoria evolucionista.

Segundo o colégio, nessa idade (por volta dos oito anos) os alunos não estão preparados para aprender o darwinismo. O colégio anunciou que alterará o conteúdo das apostilas, abrandando o caráter religioso, mas manterá o criacionismo.

O Pueri Domus Escolas Associadas, uma rede laica que reúne 160 escolas no Brasil inteiro, algumas com orientação católica ou protestante, também apresenta o criacionismo nas aulas de ciências.

O conteúdo é exposto com o evolucionismo no oitavo ano do ensino fundamental das escolas. Para Lilio Alonso Paoliel-lo Júnior, diretor de conteúdo da rede associada, o objetivo é promover o debate.

"Negativo seria não deixar que a discussão acontecesse. É uma questão de posição pedagógica. O conteúdo é aceito por pais das escolas laicas e das religiosas", diz o diretor.

A visão também é defendida por Maria Lúcia Callegari, orientadora do colégio Santa Maria (zona sul de SP). "Quando falamos sobre o surgimento da vida, abordamos o criacionismo e o evolucionismo. Trabalhamos com pluralidade na ciência, para romper a idéia de uma verdade absoluta."

Na escola, o conteúdo é ensinado para os alunos do quinto ano do ensino fundamental e, segundo ela, não há reclamação de pais por causa do conteúdo.

http://jornalggn.com.br

Bp. José Moreno: 2014, ano novo, vida nova!

Posted: 30 Dec 2013 09:49 AM PST

A proximidade de um novo ano costuma ser uma época de avaliações, planos, sonhos, promessas — e também de alguma frustração, algum arrependimento, pelo que não foi conquistado e pelo que foi feito de errado. Os negociantes fecham para balanço, os amantes renovam seus votos de amor eterno, os pecadores juram que mudarão de vida. Em muitíssimos casos, tudo isso é apenas uma repetição de anos anteriores e uma prévia do que ocorrerá nos próximos anos.

A recorrência dos erros e o não cumprimento dos compromissos assumidos ano após ano tornou-se para muitas pessoas uma doença crônica, difícil de ser curada. Mas ano novo é ano novo: vamos recomeçar! E quero inspirá-lo citando um importante texto bíblico.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1.1-3).

Muitos homens e mulheres excluem Jesus, o Verbo, de seus projetos; muitos o incluem apenas parcialmente; e outros o incluem para logo depois o rejeitarem. Mas Deus, o Criador, quando executou sua obra de criação de todas as coisas, o fez através do Verbo. E até hoje é assim: tudo o que Deus faz, o faz por meio de seu Filho Jesus. Que belo exemplo a ser seguido. Incluir Jesus em nossas realizações é o melhor que podemos fazer, no começo de um novo ano e no nosso dia-a-dia.

O Verbo de Deus é a sua Palavra. Através da Palavra Deus criou todas as coisas. Isto nos lembra o poder da palavra falada, aquela que sai da nossa boca. Somos a semelhança de Deus e as nossas palavras têm poder para criar ou destruir; depende de como as usamos. Quando a obra de Deus foi arruinada (Gn 1) e a terra ficou sem forma e vazia, está escrito que o Espírito de Deus pairava sobre a criação. Aparentemente, reinava o caos e a terra estava imersa em trevas profundas. Mas o Verbo pronunciou a solução: "Haja luz!". E houve luz.

Se hoje nós incluirmos Jesus em nossas vidas, não importa quantas trevas nos estejam envolvendo, ele pronunciará a palavra da iluminação; melhor, nós pronunciaremos as palavras de luz que dissiparão toda escuridão, porque em Cristo somos luz, em Cristo nossas palavras têm poder para abençoar a outros e a nós mesmos, em Cristo somos mais que vencedores.

Haja luz em sua vida! E que no novo ano haja pelo menos 2014 bênçãos novas em sua vida pessoal, na família e no trabalho.

+Bispo Moreno  |  Revda. Leni+  |  Tito Marcos
Anglicanos livres, a serviço do reino de Deus
Rio de Janeiro: (21) 3514-7067 / 98328-0813
São Paulo: (11) 4063-8861
Belo Horizonte: (31) 4062-7631

http://www.anglicanalivre.org.br
E-mail: anglicanalivre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário