quinta-feira, 1 de agosto de 2013

[STBSEB:8498] 01/08/13 - Atualização Telefeonline


01/08/13 – Alimentação saudável

Posted: 01 Aug 2013 06:51 AM PDT

DDD 011

Se você negligencia cuidar do seu maior bem físico, seu próprio corpo, será que a forma como você cuida de sua saúde espiritual realmente tem a direção do Senhor?

"Eu Sou o Senhor que vos fiz subir da terra do Egito para ser o vosso Deus; portanto, sejam santos porque Eu Sou Santo". Levítico 11.45

Você já se consultou em um gastrenterologista?

Esse é o nome que se dá ao especialista em gastrenterologia!

Ele é o profissional da medicina que se ocupa das doenças do aparelho digestivo.

Alguns séculos atrás eu fiz minha primeira consulta, tive que fazer o ?maravilhoso? exame de endoscopia e deu gastrite e úlcera. Até o diagnostico eu está relativamente tranqüilo, mas quando o médico começou a lista os alimentos que eu NÃO poderia ingerir, eu passei a ficar preocupado.

Você já teve a oportunidade de receber uma lista ?alimentos impróprios? para o ?seu? consumo? Você sabe o que é ter alguns ?prazeres? cortados de seu cardápio?

Hoje parece que não há tanta restrição como ?antigamente?, mas lendo essa passagem de Levítico me lembrei da minha história e, baseada em minha frustração, fiquei imaginando como foi para aquele povo receber a orientação de Deus sobre quais animais se podia comer e quais NÃO se podia comer! Será que alguém teve que deixar de comer algo que gostava?

Certamente havia algo relacionado à saúde "naquele contexto", porém quando confrontamos com a ciência moderna ficamos sem entender o critério de Deus para eleger qual animal era limpo ou impuro para consumo. Mas de uma coisa eu não tenho dúvidas, o Senhor seguramente sabia o que era melhor para o Seu povo! Se Ele disse que era bom, é porque é bom.

No Novo Testamento vemos alguns comentários sobre alimentação, mas freqüentemente o propósito era ressaltar a importância em se preservar o aspecto espiritual ao invés de observar o que se come. Apesar disso, percebemos na Palavra, que o Senhor nunca deixou de cuidar da saúde física, o qual que é um dever nosso de cada dia.

Porque você não consegue obedecer às restrições estabelecidas pelo seu médico?

Porque sua dieta sempre é adiada para a próxima segunda-feira?

Porque sua saúde só é priorizada quando se está diante de risco de vida?

Pense Nisto
Se você negligencia cuidar do seu maior bem físico, seu próprio corpo, será que a forma como você cuida de sua saúde espiritual realmente tem a direção do Senhor?

Ore
"Meu Senhor, tenho dificuldades para sair do sedentarismo e percebo que isso aos poucos prejudica a minha saúde. Fico tão envolvido com o superficial que não tenho ânimo para investir esforço para cuidar de mim mesmo. Foi o Senhor quem me criou e sei que o zelo próprio também é uma forma de louvar o Senhor. Ajuda-me a cuidar da saúde meu Senhor. É em Nome de Jesus Cristo que oro a Ti. Amém"

Hagton
umbet.org.br

"I am the Lord, who brought you up out of Egypt to be your God; therefore be holy, because I am holy" (Leviticus 11.45)

Spiritual, também chamados de "Negro Spiritual"

Posted: 31 Jul 2013 08:22 PM PDT

Os cânticos de resistência cultural e libertação dos negros americanos.

A música, tanto nos EUA como no Brasil, foi usada como forma de resistência e comunicação entre escravos contra a ordem senhorial. "Deles foi roubado, sua língua, família, e grande parte de sua cultura; ainda assim seus opressores não puderam remover a sua música, que era a expressão da alma deste povo", como diria o musicólogo Juarês de Mira.

Gradativamente, escravos e libertos americanos foram se convertendo ao cristianismo e como boa parte de suas tarefas, trabalho, caçadas, festas, praticamente tudo era feito acompanhado da música. Ou seja, os spirituals poderiam ser músicas alegres, como os usados para rituais de dança, mas grande parte tem um tom manso e meditativo, onde poderia ser cantado mesmo acorrentados e sem possibilidade de se mover, daí muitos spirituals serem a capella e conterem forte teor espiritual/religioso.

Possivelmente, os spirituals começaram desde antes da Revolução Americana, mas só a partir de meados de 1870 que começaram a ser publicados. Ao longo desse período, muitas canções foram usadas como forma de comunicação entre os escravos e libertos, elaborando tentativas de resistência e alternativas frente à ordem escravista. Diversas canções foram códigos de fugas ocultos e de duplas mensagens, planejando rebeliões ou evitando recapturas de escravizados fugidos. Segundo Walter Passos, os negros spirituals estão fortemente ligados a revolta do pastor preto Nat Turner.

Por esta razão, em diversos momentos os spirituals foram censurados e cerceados pelos senhores de escravos. Todavia, com uma letra simples, onde uma frase principal é repetida em cada verso, às vezes até quatro vezes (as quatro frases melódicas do primeiro verso); e, no refrão, a resposta dos primeiros versos, a canção foi perpetuada até os tempos contemporâneos. Um dos mais famosos spirituals conhecido no arranjo de Bob Dylan "Many Thousands Go", segundo Kolinsky é idêntico a uma antiga canção do povo Achanti de Gana, e diversos desses cânticos possuem semelhança com canções africanas, demonstrando que mesmo longe de casa, os escravos mantinham seus laços ligados pela cultura.

Texto de Rafael Gota
Administração Imagens Históricas

A equipe do Imagens Históricas buscou informações a respeito de maiores referências da imagem, para creditá-la. Entretanto, nada foi encontrado. Caso a encontrem, gostaríamos que nos alertassem via e-mail, por gentileza: imghistoricas@gmail.com

Instagram é apontado como rede social que mais causa depressão

Posted: 31 Jul 2013 11:14 AM PDT

(Foto: Addiction blog)

Análise publicada pelo site Slate concluiu que o Instagram é a rede social que mais causa depressão nos usuários devido a comparações entre os perfis que podem afetar a auto-estima.

Para Hanna Krasnova, pesquisadora da Universidade Homboldt de Berlin, uma foto apresenta indícios mais explícitos de pessoas sendo felizes, ricas e bem-sucedidas do que uma simples atualização de status. "Você não inveja um simples post", defende.

Krasnova alerta para um efeito espiral: sempre que inveja a foto de alguém, o usuário tende a tirar outra na qual aparente estar mais feliz… e a competição se prolonga. Além disso, a pesquisa indica que as pessoas passam tanto tempo montando uma imagem bonita e escolhendo o melhor filtro que não percebem o tempo investido na rede.

Há uma série de estudos que avaliam o impacto que as redes sociais têm para efeitos de depressão. A pesquisa utilizada para esta notícia é: "Eles São Mais Felizes e Têm Vidas Melhores do que Eu: O Impacto do Uso do Facebook na Percepção de Outras Vidas".

LEIA MAIS:

http://olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário