Papa diz que não havia mula nem boi no nascimento de Cristo
Em novo livro, Bento XVI também diz que a estrela de Belém era, na verdade, uma supernova
No Vaticano, foram apresentadas as diferentes edições do livro sobre a infância de Cristo, o terceiro da série escrita por Ratzinger sobre Jesus. ANDREAS SOLARO / AFP ROMA – Não havia mula nem boi na Belém de Jesus, e provavelmente a estrela que aparece nas parábolas sobre o nascimento de Cristo era uma supernova. Essas são algumas das considerações do Papa Bento XVI em seu novo livro, "A infância de Jesus", que começa a ser vendido nesta quarta-feira em 50 países. No livro, o terceiro volume que o Papa dedica à figura de Cristo, surge uma questão delicada e crucial para os católicos: Jesus fora concebido por obra e graça do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria? Bento XVI atesta: "Sim, sem reservas". Mas o Pontífice tira a razão de Santo Agostinho, que escreveu que Maria fez voto de castidade e instruiu José a protegê-la. Segundo Bento XVI, esta reconstrução dos acontecimentos "está fora do mundo judaico na época do nascimento de Jesus". Assim, o Papa retira os detalhes da cena – "no presépio não havia animais" – e, por sua vez, garante a veracidade do cerne da questão: o nascimento de Jesus não é um mito, mas uma realidade: "História, história real, que aconteceu, história interpretada e compreendida com base na palavra de Deus." Tão certa, acrescentou o Papa, quanto a virgindade de Maria. "Uma mulher corajosa", escreve Bento XVI, "que, inclusive diante do inédito (o anúncio do Anjo) manteve o autocontrole. É uma mulher de grande interior, que mantém juntos o coração e a razão e tenta entender o contexto, o conjunto da mensagem de Deus".
As ideias do Papa, respeitado teólogo alemão, vêm com detalhes. Como explica no terceiro capítulo, dedicado ao nascimento de Jesus, a Virgem envolveu seu filho em panos como faria qualquer outra mãe naquelas circunstâncias, isto é, com amor mas "sem sentimentalismo". É a tradição, diz ele, que põe a literatura no assunto, alocando na cena uma manjedoura – representação do altar – e algumas gases para envolver o bebê – uma antecipação do momento de sua morte.
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