quarta-feira, 16 de novembro de 2011

[STBSEB:6873] Saude - Frutas para suas festas!

Frutas para suas festas!


Seja frutas da época, secas ou oleaginosas, as frutas são fontes de vitaminas e minerais, possuem sabor adocicado ou ácido, são refrescantes e muito saborosas.
Aposte nas frutas nas festas de fim de ano para manter o corpo em forma e saboreiar as delícias de natal e ano novo.

Veja a seguir as vantagens em consumir frutas:

Frutas da época

Ameixa: 1 unidade desta frutinha tem somente 19 kcal. Com polpa suculenta e uma cor brilhante de dar água na boca, com certeza é uma ótima pedida. Você pode consumir ao natural ou pode acrescentar em preparações como doces, molhos, etc. A ameixa é fonte de fibras, vitamina A, vitamina C, potássio e outros nutrientes. 

Figo: Fibras, cálcio e potássio são alguns nutrientes presentes no figo. Uma fruta com poucas calorias, cerca de 37 kcal por unidade.

Uva: Contém propriedades funcionais, antioxidantes (resveratrol e flavonóides) que são substâncias que combatem os radicais livres. Um cacho pequeno de uva tem em média 54 kcal, mas este valor pode variar conforme o tipo da uva.

Cereja: Muitos talvez tenham o hábito de comer esta frutinha apenas industrializada (conserva), em calda, em bolos e preparações doces, porém, ao natural é uma delícia. Uma unidade tem pouquíssimas calorias, 3,5 kcal. 

Manga: Devido à sua cor amarelo escuro, alaranjado, você encontra beta caroteno (pró vitamina A) nesta fruta, que de acordo com a necessidade do organismo transforma-se em vitamina A, além de ser um antioxidante. Uma fatia de manga tem aproximadamente 90kcal. 

Pêssego: Macio, meio doce e aromático, o pêssego possui em média 48 kcal por unidade. Fonte de vitamina A, potássio, entre outros nutrientes. 

Abacaxi: Esta é uma fruta que geralmente não falta nas festas de fim de ano, seja em sobremesas, para enfeitar a mesa, preparações, ou para dar um toque especial aos pratos agridoces. Além da presença de vitamina C e outros nutrientes, você encontra nesta suculenta fruta uma enzima chamada bromelina, que colabora no processo de digestão das carnes e gorduras. 

Frutas secas 

Nas festas de fim de ano dificilmente você não verá estas frutinhas enfeitando as mesas, como aperitivo ou até mesmo em preparações doces e salgadas. A fruta torna-se seca depois de passar pelo processo de desidratação, onde é retirada a água da fruta e acrescido açúcar para sua conservação. Apesar de ter mais calorias que a fruta natural, substituir os doces calóricos, muito elaborados por estas frutinhas é uma excelente opção.

Frutas oleaginosas 

Nozes, castanha do Pará, avelãs e amêndoas, ao contrário do que muitos pensam possuem propriedades que fazem bem à saúde. Por terem valores calóricos altos e por serem fontes de gordura, muitos evitam o consumo, mas se forem consumidas em pequenas quantidades poderão até prevenir doenças cardiovasculares. 

O tipo de gordura presente nestas frutinhas é a insaturada, a gordura boa que ajuda aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim. 

Neste ano aposte nas frutas, pois elas podem te fornecer nutrientes, saciar àquela vontade de comer um docinho e aprimorar o sabor de alguns pratos típicos de natal e ano novo. Apenas não esqueça das palavrinhas mágicas: moderação sempre!    

Por:
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113


--
Carla Geanfrancisco
Guarulhos/SP

carlageanf@gmail.com
carlageanf@hotmail.com (somente para msn)
skype-> carla.geanfrancisco

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Salmos 24:1 (ACF)

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Todos que
Passaram pelo Seminario Teologico Batista Guarulhos e tem muito amor e
conteudo a repartir" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
stbguarulhos@googlegroups.com
*Não repassar, para ninguém, os debates do grupo;
*Ler sempre com o coração, tendo paciência na interpretação das palavras,
inclusive levando-se em conta o perfil de seu autor, antes de efetuar um
comentário ou resposta;
*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
publicado e a fonte e se possível com o link de acesso;
*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário