segunda-feira, 18 de abril de 2011

[STBSEB:5756] OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Reverendo Augusto Nicodemos fala sobre ensino confessional

Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reverendo doutor Augusto Nicodemos é um defensor do ensino cristão de qualidade. À frente da entidade, premiada e elogiada e que formou milhares de profissionais do mercado, o doutor nesta entrevista ao CREIO defendeu, entre outros aspectos, o ensino confessional. Diante da crise na educação, o chanceler se mostra confiante em oferecer ensino de qualidade com visão cristã. Confira a entrevista abaixo:

 

Instituições de ensino com bases cristãs pregam o ensino confessional. Isso em algum momento confronta com o que o aluno vinha aprendendo no colegial (em Biologia, Química e Física)? Qual o risco deste choque e como lidar com esta realidade em sala de aula?

Na realidade, o chamado ensino confessional nas universidades cristãs está ainda muito longe de representar uma integração, ainda que razoável, entre a visão cristã de mundo e as diferentes áreas do saber. A confessionalidade, como é o caso da Universidade Presbiteriana Mackenzie, se expressa pela assistência espiritual aos alunos e professores através de uma capelania bem atuante, através de eventos de grande porte com preletores internacionais sobre temas desafiadores e atuais analisados à luz dos valores cristãos, através da disciplina de Ética e Cidadania que é oferecida em todas as unidades a todos os alunos, através da presença e da atuação da Escola Superior de Teologia, através dos muitos grupos de alunos e professores que se encontram para estudo bíblico e oração, através de cultos semanais na capela e através de outras atividades, muito numerosas para serem listadas aqui. O impacto disto tudo no ensino feito em sala de aula é difícil de ser aferido. Portanto, não creio que alunos advindos de instituições não confessionais terão um "choque" em sala de aula.  

O ensino confessional na Mackenzie oferece ao aluno o espaço ao debate? Como a instituição lida com isso?

 O debate é totalmente aberto no Mackenzie. O que se requer é que todas as partes sejam ouvidas e as diferentes opiniões sejam escutadas e analisadas. A Universidade é o lugar do contraditório. Por exemplo, qual a razão para não se ouvir cientistas de respeito que discordam da teoria da evolução e que têm contribuições importantes no que tange às questões levantadas por esta teoria?

Como se aplica um ensino confessional eficaz? Como trazer o aluno para a aceitação deste conceito, de forma satisfatória, dentro da faculdade? Como a Mackenzie trabalha nesta questão? O Mackenzie prioriza a qualidade do ensino, a competência dos professores e o nível do debate. Se uma idéia é apresentada dentro destes moldes, não há por que rejeitá-la à priori. Se a visão confessional é apresentada com competência e qualidade, merece ser ouvida e ao menos considerada.

Qual o maior desafio de uma instituição de ensino cristão ante a banalização da educação, inclusive de nível superior, no Brasil?

Mostrar que a visão cristã de mundo oferece condições, estrutura e referenciais seguros para se oferecer ensino de qualidade. Para isto é preciso investir em bons professores, que sejam academicamente respeitados, e que saibam fazer a integração entre a confessionalidade e as disciplinas que ministram.

Há a intenção da Universidade se expandir para outras regiões do Brasil?

Como será esta estratégia e como trazer esta base cristã para as diferentes localidades? Existem planos de expansão, sim. Para onde o Mackenzie for, levará a visão original de seus fundadores, que é oferecer as ciências divinas e humanas com qualidade.

Na função de chanceler que atividades o senhor desempenha?

 O chanceler exerce a representação do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Entidade Mantenedora, junto à Universidade, no que concerne às questões acadêmicas e a sua confessionalidade. É sua competência, entre outras coisas, zelar pelo cumprimento dos objetivos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, junto à Universidade. É tarefa do chanceler representar a Universidade e especialmente agir para que o relacionamento entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Universidade se processe em clima de mútuo entendimento e cooperação eficaz



--
Carla Geanfrancisco
Guarulhos/SP
Fone: (11) 89028703 - Oi
          (11) 69047767 - Vivo
carlageanf@gmail.com
carlageanf@hotmail.com (somente para msn)
carlageanf@terra.com.br
skype-> carla.geanfrancisco

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Salmos 24:1 (ACF)

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Todos que
Passaram pelo Seminario Teologico Batista Guarulhos e tem muito amor e
conteudo a repartir" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
stbguarulhos@googlegroups.com
*Não repassar, para ninguém, os debates do grupo;
*Ler sempre com o coração, tendo paciência na interpretação das palavras,
inclusive levando-se em conta o perfil de seu autor, antes de efetuar um
comentário ou resposta;
*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
publicado e a fonte e se possível com o link de acesso;
*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário