quarta-feira, 20 de abril de 2011

Re: [STBSEB:5798] Mensagem subliminar: práticas e mitos

Gostaria de saber quem foi o autor destes pensamentos e a quais fontes esta pessoa recorreu, a fim de que elas não sejam entendidas como apenas idéias subjetivas. Mesmo porque discordo com algumas delas quando se afirma que devemos ter cuidado com o julgamento do que é subliminar no campo adulto se esquecendo completamente do campo infanto-juvenil. Ora claro está que se esqueceu da propaganda da Coca-Cola e a fatia de limão, ou o quanto a nação brasileira foi manipulada com até mesmo mensagens subliminares sobre a aceitação da ditadura. Que jogos de video games são indutivos de violência e manipulação quando usam de mensagens subliminares para seus feitos, como é o caso dos RGP da vida; ou os desenhos que nitidamente mostram fotos de mulheres nuas e pênis eretos e outras idéias que implantam no subconciênte das crianças e adolescentes. Nas músicas também encontramos estas mensagens em vozes distorcidas que afirmam frases como "faça sexo" ou "se suicide" "mate alguém" "faça tudo que quiseres há de ser tudo da Lei" e inúmeras outras. Como posso aceitar que não existe muito mal em tudo que nos rodeia, se este mundo, como disse Jesus, jaz do malíguino e tudo o que nos rodeia são pensamentos maus de pessoas más. Pessoas que vivem para maquinar o mal a fim de destruir outras e para que sejamos ludibriados; estas pessoas com certeza leram a propaganda da guerra, a arte da guerra, o principe de Maquiavel, o segredo, ou as 48 Leis do poder. São mensagens perigosas sim, e podem fazer voce cometer coisas que não costuma fazer. O cérebro é uma máquina que acaba entrando em rotina e desenvolvendo atitudes que vemos todos os dias e se não o fosse adolescentes envolvidos em violência doméstica não precisariam de psicanalistas, nem voce tomaria atitudes que normalmente voce não faz como por exemplo gritar, ser mau educado ou dizer coisas que não queria falar, mas é o velho subconsciênte trabalhando. Existe em nossa mente (subconciente - arquivo que guarda nossas informações sobre o que vimos e ouvimos e que entra em ação quando o consciente falha) uma associação entre coisas quando não podemos identificar de relance e acabamos acreditando que vimos algo sem termos visto realmente. Quem defende esta simples influencia da mensagem subliminar é porque só pode estar também se beneficiando dela de alguma forma simples, fazendo com que outros corram incálculaveis perigos. Não há inocência em postar foto de pênis em desenhos do Walt Disney? Não há inocência em ouvir o mantra satânico recitado no fundo musical de "sociedade alternativa" de Raul Seixas. Devemos antes de escrever nos embasar em fatos reais pois quem tira idéias subjetivas abandona fatos reais objetivos. Que Deus possa abrir nossa mente sem que vejamos tudo como subliminar. Mas fato é fato e não há argumentos contra. Irmão Paulo.
Em 19 de abril de 2011 16:13, Carla Geanfrancisco <carlageanf@gmail.com> escreveu:

Mensagem subliminar: práticas e mitos

Posted on April 19, 2011

Mensagem subliminar é entendida como sendo todo e qualquer estimulo enviado dissimuladamente no intuito de influenciar escolhas e atitudes. As mensagens subliminares produzem sensações e interpretações cujo efeito passa despercebido pelo observador.

Um bom exemplo de mensagem subliminar são as propagandas embutidas nas novelas e filmes (denominada de merchandising) onde uma marca ou produto é incorporado ao desenrolar da cena.

A idéia básica no caso do merchandising consiste em associar o produto ou marca com uma falsa memória de sentimento agradável e disseminar que o uso de tal produto irá gerar determinado benefício, como tornar a pessoa mais atraente, segura e assim por diante.

A técnica do merchandising conta com o fato de muitas pessoas se imaginarem no lugar dos personagens e construírem algumas memórias de situações fictícias que são em geral motivadas ao consumir o produto.

Não é por acaso que a moda surge através dos personagens de televisão, novas palavras, comportamento, estilos e até alimentos recebem preferência nacional dependendo da afinidade com um determinado personagem, cantor, ator, etc.

Outra forma bastante usada em mensagens subliminares consiste na dramatização de um evento ou notícia impedindo que o observador perceba as inconsistências do que é argumentado, gerando uma tendência de interpretação.

A trilha sonora do filme o exorcista usou de diversos truques de áudio como o som de abelhas e gritos de porcos para gerar um clima de tensão e medo. No documentário "Criança a alma do negócio" é apresentado o problema da manipulação dos valores sociais e da indução de consumo nas crianças, através das propagandas onde mensagens subliminares se constituem como terreno fértil.

Recentemente foi descoberto que alguns produtos eletrônicos podem produzir uma freqüência que estimula de forma subliminar o medo e a sensação de fantasmas nas pessoas.

O estudo sobre a possibilidade de induzir as pessoas de forma subliminar ganhou força em 1959, quando o publicitário Jim Cary afirmou ter aumentado as vendas do refrigerante coca-cola ao inserir frases do tipo "beba coca-cola" em uma velocidade não percebida conscientemente pelos espectadores de um filme. Com o passar do tempo o resultado alegado pelo publicitário se mostrou duvidoso. No entanto, o evento chamou atenção e motivou diversos estudos.

A febre das mensagens subliminares chegou ao auge nos EUA com alguns supermercados inserindo de forma dissimulada frases em musica ambiente afirmando que "roubar é errado" ou empresas que instalaram programas nos computadores para aparecerem na tela em elevadas frações de segundos a frase "trabalhe mais rápido".

Atualmente se entende que as mensagens subliminares precisam fazer sentido ao observador, uma sensação de fantasma só ocorre se a pessoa acreditar na possibilidade, ou seja, se a idéia de fantasma faz sentido na interpretação. Desta forma, as mensagens subliminares apresentam maior eficiência nos merchandising onde o sentido da mensagem é claro, embora a mensagem em si, pode passar despercebida.

As mensagens subliminares caíram na fantasia do publico e virou uma lenda urbana com direito a fã clube e paranóicos de plantão. Teve gente denunciando que as torres do castelo da branca de neve eram mensagens subliminares representando órgãos sexuais masculino. Tudo virou subliminar, qualquer imagem podia ser interpretada como algo oculto e maléfico.

É preciso tomar cuidado com certos exageros, existem técnicas de indução e o estudo sobre as mensagens subliminares foi bastante distorcido.

Alguns advogados americanos tentaram usar do argumento subliminar em defesa de seus clientes, teve o caso de um jovem que matou seus pais alegando que estava sob manipulação de um filme.  Em outro caso a culpa recaiu sobre uma banda de rock cuja musica teria determinado a ação do criminoso.

A idéia que uma mensagem subliminar possa determinar a ação de uma pessoa é considerada mito. Não é possível manipular pessoas mentalmente saudáveis. O máximo que pode ocorrer é uma sugestão (influência) interpretada pelo observador se a mensagem fizer sentido.

Se alguém quer comprar um produto, uma mensagem subliminar pode influenciar na escolha da marca e modelo. Por isso que o merchandising é uma forma de publicidade cara atualmente. O poder de convencimento é maior já que apela para emoção.

Outras formas subliminares podem ser encontradas na divulgação dos cartões de créditos onde se vende a idéia de um dinheiro a mais ou de uma solução financeira, ocultando o fato da perda média de 120% ao ano, por conta dos juros. Até pouco tempo se vendia a imagem do cartão de crédito como status de sucesso e credibilidade e algumas pessoas tinham o orgulho de mostrar a marca/bandeira do seu cartão.

É importante observar que a pessoa precisa estar receptiva (influenciável) para que a mensagem subliminar tenha algum resultado.

O melhor remédio, ainda é um comportamento crítico frente ao que é observado evitando agir por impulso.

Os economistas aconselham que ao querer um produto se espere alguns dias para comprá-lo e se faça pesquisa de mercado, desta forma, a tendência é que o impulso diminua e seja possível pensar com clareza se o consumo é realmente adequado. Fique atento aos estímulos que você é submetido e aos jogos dos vendedores e publicitários, questione a coerência de suas sensações e desejos. Evite o consumo voraz/impulsivo.



--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Todos que
Passaram pelo Seminario Teologico Batista Guarulhos e tem muito amor e
conteudo a repartir" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
stbguarulhos@googlegroups.com
*Não repassar, para ninguém, os debates do grupo;
*Ler sempre com o coração, tendo paciência na interpretação das palavras,
inclusive levando-se em conta o perfil de seu autor, antes de efetuar um
comentário ou resposta;
*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
publicado e a fonte e se possível com o link de acesso;
*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Todos que
Passaram pelo Seminario Teologico Batista Guarulhos e tem muito amor e
conteudo a repartir" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
stbguarulhos@googlegroups.com
*Não repassar, para ninguém, os debates do grupo;
*Ler sempre com o coração, tendo paciência na interpretação das palavras,
inclusive levando-se em conta o perfil de seu autor, antes de efetuar um
comentário ou resposta;
*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
publicado e a fonte e se possível com o link de acesso;
*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário