sexta-feira, 29 de abril de 2011

[Mensagem Positiva] Harmonizando-se com o outono

A terra, em seus infinitos giros, nos propicia a compreensão que temos do dia e da noite, semanas meses e anos, e suas respectivas estações. Cada estação tem um efeito diferente no organismo humano. A Natureza é o macrocosmo que se reflete no ser humano (microcosmo), por isso é importante nos harmonizarmos com as estações do ano, buscando entrar em equilíbrio com cada vibração para poder receber a saúde necessária para viver bem.

O outono é a época da colheita. Torna-se cada vez mais frio e o vento sopra mais forte. Toda a natureza muda de cor nesta época. Procure deitar-se cedo, antes das 22 horas, para acordar também cedo, lá pelas 6 horas. Neste horário da manhã é benéfico se ligar na natureza, e no seu movimento de despertação, pois traz energia para nosso corpo poder enfrentar com disposição um novo dia.


Fique calmo e relaxado e conserve a sua energia vital em equilíbrio correto. Não se permita sair do seu centro. A harmonia só acontece quando há concentração. Isso fortalecerá sua saúde, fazendo com que resista bem às influências adversas do ar frio do outono e posteriormente ao inverno.

É importante lembrar de, nos dias de friagem, utilizar sempre da proteção adequada para não haver exposição prejudicial que leve à gripe, resfriados e outros problemas que acompanham o frio... Não exponha a barriga às correntes de vento e proteja-se do vento pelas costas. Um ditado já dizia: é melhor um exército pela frente do que um vento pelas costas.


É importante também aproveitar sempre que tiver Sol para pegar um pouco, para poder produzir assim a vitamina D, necessária no organismo para importantes funções metabólicas. Se por acaso você não tiver disponibilidade de tempo/espaço para isso, procure suplementar a sua alimentação com esta vitamina. O óleo de fígado de Bacalhau é uma ótima fonte.

Como prevenção procure se "vitaminar" com frutas cítricas (laranja, acerola) utilizando a vitamina C para fortalecer o seu sistema imunológico. A geléia Real também é uma grande potencializadora do seu sistema de defesa.

Se por acaso sentir que está naquele processo pré-gripe, você pode utilizar suplementos que contenham aspartato de arginina + vitamina C. O Targifor é um deles.


E caso seja vítima de alguma gripe, procure tratar por vias naturais. O melhor seria não tomar medicamentos que obstruem os sintomas, a não ser que você não tenha como fazer um repouso durante o período. Chá de gengibre com alho, limão e mel ajuda bastante também. Para dor de garganta o própolis é um ótimo aliado. Chá de romã é tiro e queda. Beba e faça gargarejo. E não esqueça também de beber bastante água.


Uma alimentação variada pode ser utilizada, procurando sempre se adequar bem ao clima do Outono. Quando estiver frio, prefira os alimentos quentes, quando estiver calor, os frios. E assim você ficará em harmonia com a estação, podendo aproveitar os dias com saúde e bem estar.


Este artigo foi publicado no jornal Poiésis de Abril (http://issuu.com/jornalpoiesis/docs/poiesis_181)




Turi Pereira de Souza - turionline@gmail.com - é estudante de Biomedicina e trabalha com Terapias Vitalistas (CRT: 45.625) como os Florais de Bach, a Nosodioterapia e a Terapia Ortomolecular. É representante do Instituto Roberto Costa na Região dos Lagos. Faz atendimento popular e também atende no Sol Nascente - Saúde Integral. Dá dicas de saúde no Twitter (twitter.com/turisaude) e no Facebook (facebook.com/turisouza). Tem seus artigos divulgados no site www.saudevital.org


--
Postado por Nova Atualização no Mensagem Positiva em 4/29/2011 04:39:00 PM

--
ENCAMINHE esta mensagem para TODOS os seus contatos!
 
--
 
Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/sitemensagens
 
Dicas de saúde: http://www.saudevital.org/
 
Poesia da paz: http://joseluciodesouza.blogspot.com/
 
--
 
Receba Mensagens em Slides: http://portalmensagempositiva.blogspot.com/p/emslides.html
 
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Mensagem
Positiva" nos Grupos do Google.
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
mensagempositiva+unsubscribe@googlegroups.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário