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%%%%%%%%%%%%%%%%% MOMENTO DE MEDITAÇÃO Nr. 857 %%%%%%%%%%%%%%%%%
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"Não encontrei na Bíblia nenhuma proibição explícita contra o
consumo de vinho. Onde está o apoio bíblico para a posição da
igreja?"
Há um número significativo de textos bíblicos a considerar, e
às vezes os textos variam entre o que parece ser aceitação do
consumo de vinho, o uso moderado dele, e sua rejeição.
Sua pergunta requer um cuidadoso estudo da terminologia bíblica
para referir-se ao vinho, os diferentes contextos nos quais a
palavra é usada e o significado dessa informação para nós hoje.
Vou salientar apenas de modo geral o ensino bíblico sobre o
assunto.
1) Comentários sobre a terminologia: o Antigo Testamento
emprega três palavras principais para se referir ao vinho. A
primeira é "shekar", geralmente traduzida por "bebida forte",
mas que agora é reconhecida , com base no uso de palavras com a
mesma raiz em outras línguas antigas, como se referindo ao que
conhecemos como cerveja. Era definitivamente tóxica (Isaías
28:7 e 9; 29:9), e muito provavelmente feita de cereais. A
maior parte das referências bíblicas condenam ou proíbem seu
uso (Levítico 10:9; 1 Samuel 1:15; Provérbios 20:1; Isaías
5:11). Entretanto, há um único caso peculiar que sugere não ser
necessariamente errado para um israelita beber cerveja
(Deuteronômio 14:26).
O segundo termo, "tirosh", é usado para designar "vinho novo",
suco de uva (Juízes 9:13; Isaías 65:8), o mosto fresco na
cavidade do lagar [prensa de vinho] (Oséias 9:2; Miquéias 6:15;
Joel 2:24; Provérbios 3:10). Só uma passagem prece indicar que
ele era tóxico (Oséias 4:11), mas o uso de duas palavras para
vinho nesse texto sugere que o efeito intoxicante era o
resultado da mistura de vinho "velho" fermentado com vinho
"novo" não fermentado.
A terceira palavra usada com referência ao vinho na Bíblia, é
"yayin", suco de uva fermentado (Gênesis 9:21, Isaías 28:7).
Há, porém, vários casos em que ela pode estar se referindo ao
suco de uva não fermentado como sai da prensa (Isaías 16:10;
Jeremias 48:33). A versão grega do Antigo Testamento usa a
mesma palavra grega, "oinos", para traduzir ambos os termos
hebraicos "tirosh" e "yayin"; e "oinos" é o termo usado para
vinho no Novo Testamento. O uso desse termo no Antigo
Testamento sugere que no Novo Testamento "oinos" não designa
necessariamente o suco de uva fermentado.
2) Uso de vinho na Bíblia: o vinho (yayin) freqüentemente fazia
parte do regime alimentar do povo de Israel (Gênesis 14:18;
Juízes 19:19), e era oferecido a Deus como libação (Êxodo
29:40) [oferta derramada]. Em uma terra onde a água era
escassa, o suco de uva era muito importante e amplamente usado.
Esse mesmo tipo de vinho era geralmente associado com alegria
(Salmos 104:15), mas sua ingestão podia resultar em
comportamento imoral (Provérbios 20:1), embriaguez (Isaías
5:11,12), vômito (Isaías 28:7,8), vício e alucinações
(Provérbios 23:33-35). Seu uso era proibido entre os sacerdotes
(Levítico 10:9) e nazireus (Números 6:1-4), e não era
recomendável aos reis e príncipes (Provérbios 31:4). Em alguns
casos, parece que o vinho tinha uma função medicinal (2 Samuel
16:2; Lucas 10:34; 1 Timóteo 5:23). Os soldados ao pé da cruz
procuraram aliviar a dor de Jesus oferecendo-lhe uma mistura de
vinho com mirra (Marcos 15:23.
3) Implicações para os cristãos: obviamente, o vinho era usado
entre os israelitas, e seu consumo tinha tanto efeitos
benéficos quanto prejudiciais. Nem todas as referências ao
vinho na Bíblia indicam automaticamente uma bebida fermentada.
Cada passagem deve ser estudada individualmente. Muitos têm
chegado à conclusão de que a Bíblia não ensina a abstinência de
vinho, mas o uso moderado dele. Devemos, no entanto, considerar
a linguagem forte da Bíblia contra o uso do vinho.
A Bíblia salienta a abstinência como um caminho melhor e mais
excelente. Provérbios 23:31 e 32 não meramente desencoraja o
uso do vinho fermentado, mas aconselha que a pessoa fique
distante dele: "Não se deixe atrair pelo vinho quando está
vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! NO fim,
ele morde como a serpente e envenena como víbora". Este é
exatamente o ideal bíblico que os adventistas apóiam e promovem
em um mundo onde os efeitos prejudiciais do alcoolismo são
lamentavelmente muito bem conhecidos.
Para maiores referências, consultar REVISTA ADVENTISTA, edição
Setembro de 2001, página 11, autor Angel Manuel Rodriguez,
editora Casa Publicadora Brasileira...
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