domingo, 31 de janeiro de 2010

Res: [batistastradicionais] A simplicidade do evangelho

E ainda tem gente que se enrola!
Pr. Judson
 
-------Mensagem original-------
 
 

A Simplicidade do Evangelho

simplicidadeJá ouvi muita gente dizer que a bíblia é complicada e difícil de ser entendida. Já ouvi gente dizer que não acredita em nada do que está escrito na bíblia porque foi escrita por homens.
Já ouvi gente dizer que existem diferentes interpretações da bíblia e por isso não da para crer em nenhuma, porque nenhuma oferece a garantia de ser "A correta".
Permita-me contar uma história;

Certa vez um pregador foi convidado a entregar uma mensagem bíblica a uma platéia de intelectuais, doutores e ensinadores de uma renomada Universidade. Lá chegando, começou a explanar um texto bíblico de profundo conhecimento teológico, visto que pregava a grandes pensadores e formadores de opinião.

Ao preparar o sermão, cuidou apenas que ele fosse abundante em versículos bíblicos que lhe dessem a garantia que não houvesse na platéia alguém com formação Teológica e assim sendo encontrasse um possivel erro bíblico em suas afirmaçoes. Coisa de pregador precavido e que estuda a bíblia.
Esmerou-se ao máximo para prender a atenção da preciosa platéia, que friamente analisava as palavras do pregador, não só pelo conteúdo de sua pregação, mas também por sua postura, homilética, hermenêutica e todos os outros adjetivos que um orador possa somar a suas técnicas de sermão.

Para sua tristeza, recebeu uma reação fria e indiferente dos seus ouvintes, imagine você uma enorme platéia em silêncio absoluto, olhar de julgamento, uma atmosfera de total despreso e indiferença… se você algum dia pretende ser pregador, nunca queira pregar a uma platéia assim, prefira um grupo de crianças e escolha a historia de Davi e Golias, você verá uma reação totalmente ao contrário da que descrevi agora.

Perto de chegar ao desespero, seu raciocínio foi mais rápido do que o tempo que lhe restava pra terminar o enfadado sermão, notou que na verdade suas palavras eram simples demais para aqueles doutores, eles queriam algo mais profundo, mais enigmático…as palavras do evangelho que ele estava usando eram muito superficiais para aqueles intelectuais, algo que não lhes prendia a atenção. Foi então que teve a seguinte reação;

Baixou o olhar em direção de sua bíblia fazendo um intrigante silêncio por um curto espaço de tempo, foi o suficiente para chamar a atenção dos ouvintes, então olhou seriamente para um importante matemático ali presente sentado próximo ao púlpito e perguntou;

-Doutor, pode por gentileza me responder uma pergunta?
-Claro, por favor faça a pergunta, respondeu educadamente.

Me diga sem perda de tempo, quanto é dois mais dois?
Um pequeno murmúrio de riso se fez na platéia seguido de um espaço de silêncio por todos.
O doutor com o olhar fixo no jovem pregador abre um pequeno sorriso e logo muda para sua primeira expressão séria e calculista.
Pensa consigo mesmo; O que esse homem pretende com essa pergunta? hum…pode ser que queira apenas fazer graça com minha cara na presença de todos meus colegas…hum, sei não, quem sabe quer apenas que eu responda o resultado óbvio….será? Não, talvez o resultado não seja tão óbvio assim.
E envolto a tantas dúvidas passou a fazer todos os cálculos que conhecia com o número dois, a platéia ainda em silêncio, acompanhava aquele impasse provocado pelo pregador, que pacientemente olhava por cima de seus óculos o desespero que os segundos de silêncio causava no matemático.

Após alguns instantes, o Matemático rompe o silêncio e enfático afirma ao pastor;
Não sei pregador!
A resposta era perfeita para o que Deus precisava fazer entre aqueles " sábios e entendidos".
Havia ali presente um menino, mais ou menos dez anos, o pregador então se dirige a ele e lhe faz a mesma pergunta;
-Hei menino! me diga quanto é dois mais dois?
Quatro! responde o menino atropelando a pergunta do interlocutor.
Parabéns garoto, sua resposta esta correta! dois mais dois é quatro! um cálculo tão simples quanto as palavras de Jesus;
Vim para que tenham Vida, e a tenham em abundância, Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir entrarei e cearei consigo!
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Sabe meu querido, o mundo não entende as palavras de Jesus. não porque sejam complicadas, mas porque na verdade são simples demais, as pessoas buscam algo enigmático, esotérico, complicado e que de preferência não se explique usando referencias que se assemelhem a bíblia. Eu na verdade fico alegre com isso, ao lembrar a oração sacerdotal de Jesus que disse;

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Lucas 10.21

Alegre-se por ser um pequeno servo de Deus querido irmão!!! e saiba a resposta;
Dois mais dois é quatro!!!

Em Cristo;
Eliseu Soares, Colunista do Gospel Prime

 
Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

2 comentários:

Cleber Moreira disse...

Favor remover os endereços de e-mails que estão visíveis no texto.
Grato.
Pr. Cleber Montes Moreira
www.pastorcleber.blogspot.com

Cleber Moreira disse...

Por favor, remova os endereços de e-mails.

Postar um comentário