A REFORMA NA EDUCAÇÃO
A reforma no ensino médio proposta pelo governo aponta para o que tem de mais recalcado na Educação no Brasil. A "toque de caixa" o governo quer empurrar de "goela abaixo" uma reforma educacional sem uma ampla discussão com a sociedade e principalmente com as categorias educacionais (professores, entidades do setor e especialistas). Existem pontos positivos é claro, mas abolir os conteúdos necessários para formação humana é um retrocesso. Nesta reforma, deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino as artes, educação física, filosofia e sociologia. Embora o conteúdo dessas disciplinas não será propriamente eliminado, mas o que será ensinado de cada uma delas dependerá do que estiver dentro do conteúdo obrigatório previsto na futura Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sem estas disciplinas certamente o aluno não terá uma formação integral como cidadão. Educação física, por exemplo, foi a disciplina que fez a Rússia, China e Japão serem potências nos esportes; Filosofia e Artes fizeram da maioria dos Países europeus como França, Alemanha e Itália serem o que é hoje. Por outro lado, estas disciplinas são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento e análise crítica do mundo e das ideias. Foi das Artes, do Esporte e da Filosofia que os Gregos começaram a Civilização do Ocidente. O fim das disciplinas ou a redução de conteúdo trará um enorme prejuízo à formação integral humana (a Paidéia "παιδεία" dos gregos).
É a reforma da desumanidade porque o reducionismo aplicado na livre escolha do discente naturalmente serão as áreas técnicas, exatas e biológicas dada a explosão avassaladora das áreas técnicas e a ausência por longos anos da formação humanitária.
Por outro lado é a meu ver uma "cortina de fumaça" para esconder os problemas graves da educação ao longo dos anos com recursos mínimos para o fundo educacional, o sucateamento das universidades públicas, a desvalorização do professor desde o fundamental até a Universidade, a falta de uma merenda de qualidade, o aumento de alunos na sala de aula e a falta da educação de tempo integral. Entendo que sanados estes problemas, o governo deveria abrir uma ampla discussão e começar a reforma começando pelo ensino básico fundamental federalizando como foi no Japão e Coreia do Sul, Países que até a segunda guerra (1945) era fiasco na educação e hoje são potências. O governo deve ainda criar um sistema único e fiscalizado por conselhos municipais. Acho que somente assim pode-se propagar uma verdadeira REFORMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Eis minha opinião.
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Com carinho ofereço a Vigiai Virtual 15.
Abaixo o índice.
No amor de Cristo, VitalO conteúdo também poderá ser visualizado em: https://www.facebook.com/ministeriovigiainet/posts/ 1282694818439941 CAPA1 - O amigo Eber SilvaINSTITUCIONAL2 - Editorial3 - Sumário e ExpedientePARCEIROS4 - Pr. Gilson do Carmo Gilson Do Carmo Batista5 - Revista Fidelidade Delcinalva De Souza Lima6 e 7 - Dr. Gilberto Garcia Alana Cristine8 e 9 - Rede Batista de Educação Valseni Braga Marcio Santos Claudinei Franzini Ramon Márcio de Oliveira10 - Igreja Batista Parque do Carmo - São Paulo-SP. Aurelio Rosa11 - Dr. Rubens Teixeira Da Silva12 e 13 - Vida Total da Igreja Odilon E Olga Pereira14 e 15 - Editora Cristã Evangélica16 e 17 - Casa de Apoio "Boto Rosa" Messias Leite18 e 19 - Pr. Eber SilvaMATÉRIA PRINCIPAL18 a 27 - O amigo Eber SilvaMATÉRIA ESPECIAL28 e 29 - Homenagem Póstuma: Prof. Elon Macena Gezio D MedradoARTICULISTAS30 e 31 - Camila Miguel32 e 33 - Uipirangi Câmara34 e 35 - Israel Belo de Azevedo36 e 37 - Sylvio Macri38 e 39 - José Paulo Moura Antunes40 - Geremias Bento41 - Eli Fernandes
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*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
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*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;
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