São José dos Pinhais (PR), 23/jun/2013 - (10:35:54 hs)
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%%%%%%%%%%%%%%%%% MOMENTO DE MEDITAÇÃO Nr. 876 %%%%%%%%%%%%%%%%%
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"Ainda é válido o uso do véu nas mulheres em certas igrejas?"
A orientação apostólica sobre o uso do véu por mulheres na
igreja aparece em 1 Coríntios 11:3-15. Entendemos tratar-se de
um problema local e do tempo de Paulo, em vista, inclusive, do
que é dito no verso 14: "É desonroso para o homem usar cabelo
comprido." Teria Deus, porventura, requerido do nazereu, nos
tempos do Velho Testamento, que assumisse um compromisso
desonroso, ao ordenar que sobre a sua cabeça não fosse passado
navalha? (Levítico 6:5). É evidente que não, pois Deus não Se
contradiz.
Observe que a orientação de Paulo é feita à igreja de Corinto,
uma das cidades mais pervertidas da época. Havia ali o templo
de Vênus, onde atuavam mil sacerdotisas na qualidade de
prostitutas cultuais. Tiravam a subsistência de sua própria
função, e não da dependência de um homem, como normalmente
ocorria com mulheres honradas, que viviam, enquanto solteiras,
às expensas do pai (na falta deste, de irmãos), quando casadas,
do marido, e quando idosas e viúvas, dos filhos. Aliás, Paulo,
acerca destas, precisou também dar algumas orientações (1
Timóteo 5:3-16).
Dependendo da região, uma mulher que quisesse ser autônoma
sê-lo-ia principalmente vendendo o corpo. Mulheres assim tinham
o dever de cortar o cabelo, mesmo de tosquiá-lo, mostrando que
não havia um "cabeça que se responsabilizasse por elas; eram
"senhoras de si mesmas". Isso ocorria mais no oriente e na
Grécia, onde era requerido que uma mulher de caráter não se
expusesse sem portar véu. Era ofensivo à sociedade grega uma
mulher com cabelos longos aparecer desvelada em público. Tal
ato, no mínimo, era contraditório. Seus cabelos indicavam ser
uma mulher honrosa, enquanto a falta do véu a classificava como
dissoluta. Assim ela se expunha com ares de libertinagem, dando
a impressão de tendência para a vida livre.
Conforme 1 Coríntios 11:3, o homem é o cabeça da mulher (claro
que aqui o apóstolo se refere à situação de normalidade). Se
ela tomasse a atitude de falar na igreja (orando ou
profetizando, o que pode até incluir o ato de pregar), e não
usasse véu, estaria desonrando a sua própria cabeça "porque é
como se estivesse rapada" (verso 5). Isto significa que ela
desonraria o marido, ou de quem do sexo masculino que a
sustentasse, porque, sem usar véu, estaria dando a impressão de
ser mulher leviana, independente, a qual, pelo acima exposto,
deveria ter cabelo tosquiado. Ademais, os gregos não admitiam
mulheres falando em público.
Nestes termos, Paulo afirmou que se uma mulher participasse de
uma atividade na igreja e insistisse em não usar véu, que então
se tosquiasse (verso 6). Paulo aqui fala com desdém, na forma
de um desafio a essas mulheres que não queriam seguir sua
orientação. É muito provável que as tais, no pretexto da
liberdade que o evangelho lhes proporcionava, não se sentissem
mais na obrigação de usar véu ao saírem de casa para qualquer
lugar, inclusive à igreja. Paulo argumentou que a liberdade do
evangelho não deveria ofender a opinião pública por infligir os
ditames da época; e muito menos trazer opróbrio ao cristianismo.
Como se tosquiar indubitavelmente fosse vergonhoso para
mulheres cristãs, pois eram as mulheres indecentes que tinham
de fazê-lo, era o dever delas usar véu, se quisessem desfrutar
da comunhão da igreja. Com isto demonstrariam que, mesmo
participando mais ativamente da reunião, eram mulheres dignas e
que viviam às expensas de alguém do sexo masculino.
Confira o verso 10 onde é dito que o véu na cabeça da mulher é
sinal de autoridade; em outros termos, há uma autoridade sobre
a mulher, à qual ela deve submissão e da qual pode esperar
amor, subsistência e cuidado. (Efésios 5:22-29); como já
referido, esta autoridade idealmente seria, dependendo das
circunstâncias, o pai, ou o irmão, ou o esposo, ou os filhos.
Numa situação assim, compreendemos que seria muito melhor, pois
contratempos e mal-entendidos desnecessários não ocorreriam,
que as mulheres se mantivessem caladas na igreja, e
consultassem a seus maridos em casa. Isso é precisamente o que
Paulo ordena em 1 Coríntios 14:34 e 35.
O inverso se dava em relação a homens. Efeminados não faltavam
em Corinto. Estes deveriam deixar o cabelo crescer para indicar
sua condição. Já que o cabelo comprido poderia ser tido como
alguma forma de véu, era desonroso que o homem fizesse algo na
igreja usando véu, porque aí estaria indicando uma qualidade
anticristã de caráter. Por isso Paulo afirmou que, tal
ocorrendo, o homem desonraria "a sua própria cabeça", Cristo,
de acordo com o verso 3.
Aplicar literalmente os ensinos de 1 Coríntios 11 hoje, num
contexto totalmente diferente, em que as obrigações e direitos
sociais do homem e da mulher, bem oposto ao que ocorria nos
tempos bíblicos, praticamente se igualam, revela falta de
bom-senso e adequada compreensão das Escrituras, e exemplifica
a condenável prática de "forçar" o sentido da Bíblia.
O uso do véu na igreja hoje pelas mulheres é simplesmente
irrelevante, por ser inútil e inconseqüente. Igualmente nos
parece imprópria a atitude de alguns, talvez motivados por
"zelo sem entendimento", de, com base neste capítulo, condenar
sumariamente uma mulher pelo simples fato de cortar um pouco do
seu cabelo.
Para maiores referências, consultar REVISTA ADVENTISTA, edição
Agosto de 2001, página 11, autor José Carlos Ramos, editora
Casa Publicadora Brasileira...
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