domingo, 23 de junho de 2013

Montando Uma Academia Na Fazenda...

São José dos Pinhais (PR), 23/jun/2013 - (10:35:54 hs)

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Que Jesus continue vivo em vosso coração.

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Abraços em Cristo!

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%%%%%%%%%%%%%%%%% MOMENTO DE MEDITAÇÃO Nr. 876 %%%%%%%%%%%%%%%%%
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"Ainda é válido o uso do véu nas mulheres em certas igrejas?"

A orientação apostólica sobre o  uso  do  véu  por  mulheres  na
igreja aparece em 1 Coríntios 11:3-15. Entendemos  tratar-se  de
um problema local e do tempo de Paulo, em vista,  inclusive,  do
que é dito no verso 14: "É desonroso para o  homem  usar  cabelo
comprido." Teria Deus, porventura,  requerido  do  nazereu,  nos
tempos  do  Velho  Testamento,  que  assumisse  um   compromisso
desonroso, ao ordenar que sobre a sua cabeça não  fosse  passado
navalha? (Levítico 6:5). É evidente que não, pois  Deus  não  Se
contradiz.

Observe que a orientação de Paulo é feita à igreja  de  Corinto,
uma das cidades mais pervertidas da época. Havia  ali  o  templo
de  Vênus,  onde  atuavam  mil  sacerdotisas  na  qualidade   de
prostitutas cultuais. Tiravam  a  subsistência  de  sua  própria
função, e não da  dependência  de  um  homem,  como  normalmente
ocorria com mulheres honradas, que viviam,  enquanto  solteiras,
às expensas do pai (na falta deste, de irmãos), quando  casadas,
do marido, e quando idosas e viúvas, dos filhos.  Aliás,  Paulo,
acerca  destas,  precisou  também  dar  algumas  orientações  (1
Timóteo 5:3-16).

Dependendo da região,  uma  mulher  que  quisesse  ser  autônoma
sê-lo-ia principalmente vendendo o corpo. Mulheres assim  tinham
o dever de cortar o cabelo, mesmo de tosquiá-lo,  mostrando  que
não havia um "cabeça que se  responsabilizasse  por  elas;  eram
"senhoras de si mesmas". Isso  ocorria  mais  no  oriente  e  na
Grécia, onde era requerido que uma  mulher  de  caráter  não  se
expusesse sem portar véu. Era ofensivo  à  sociedade  grega  uma
mulher com cabelos longos aparecer  desvelada  em  público.  Tal
ato, no mínimo, era contraditório. Seus  cabelos  indicavam  ser
uma mulher honrosa, enquanto a falta do véu a classificava  como
dissoluta. Assim ela se expunha com ares de libertinagem,  dando
a impressão de tendência para a vida livre.

Conforme 1 Coríntios 11:3, o homem é o cabeça da  mulher  (claro
que aqui o apóstolo se refere à  situação  de  normalidade).  Se
ela  tomasse  a  atitude  de  falar   na   igreja   (orando   ou
profetizando, o que pode até incluir o ato  de  pregar),  e  não
usasse véu, estaria desonrando a sua própria  cabeça  "porque  é
como se estivesse rapada" (verso  5).  Isto  significa  que  ela
desonraria o  marido,  ou  de  quem  do  sexo  masculino  que  a
sustentasse, porque, sem usar véu, estaria dando a impressão  de
ser mulher leviana, independente, a qual,  pelo  acima  exposto,
deveria ter cabelo tosquiado. Ademais, os  gregos  não  admitiam
mulheres falando em público.

Nestes termos, Paulo afirmou que se uma mulher  participasse  de
uma atividade na igreja e insistisse em não usar véu, que  então
se tosquiasse (verso 6). Paulo aqui fala com  desdém,  na  forma
de um desafio a  essas  mulheres  que  não  queriam  seguir  sua
orientação. É  muito  provável  que  as  tais,  no  pretexto  da
liberdade que o evangelho lhes proporcionava, não  se  sentissem
mais na obrigação de usar véu ao saírem de  casa  para  qualquer
lugar, inclusive à igreja. Paulo argumentou que a  liberdade  do
evangelho não deveria ofender a opinião pública por infligir  os
ditames da época; e muito menos trazer opróbrio ao cristianismo.

Como  se  tosquiar  indubitavelmente   fosse   vergonhoso   para
mulheres cristãs, pois eram as mulheres  indecentes  que  tinham
de fazê-lo, era o dever delas usar véu, se  quisessem  desfrutar
da  comunhão  da  igreja.  Com  isto  demonstrariam  que,  mesmo
participando mais ativamente da reunião, eram mulheres dignas  e
que viviam às expensas de alguém do sexo masculino.

Confira o verso 10 onde é dito que o véu na cabeça da  mulher  é
sinal de autoridade; em outros termos, há uma  autoridade  sobre
a mulher, à qual ela deve  submissão  e  da  qual  pode  esperar
amor,  subsistência  e  cuidado.  (Efésios  5:22-29);  como   já
referido,  esta  autoridade  idealmente  seria,  dependendo  das
circunstâncias, o pai, ou o irmão, ou o esposo,  ou  os  filhos.
Numa situação assim, compreendemos que seria muito melhor,  pois
contratempos e  mal-entendidos  desnecessários  não  ocorreriam,
que  as  mulheres  se   mantivessem   caladas   na   igreja,   e
consultassem a seus maridos em casa. Isso é precisamente  o  que
Paulo ordena em 1 Coríntios 14:34 e 35.

O inverso se dava em relação a homens. Efeminados  não  faltavam
em Corinto. Estes deveriam deixar o cabelo crescer para  indicar
sua condição. Já que o cabelo comprido  poderia  ser  tido  como
alguma forma de véu, era desonroso que o homem fizesse  algo  na
igreja usando véu, porque aí  estaria  indicando  uma  qualidade
anticristã  de  caráter.  Por  isso  Paulo  afirmou   que,   tal
ocorrendo, o homem desonraria "a sua  própria  cabeça",  Cristo,
de acordo com o verso 3.

Aplicar literalmente os ensinos de  1  Coríntios  11  hoje,  num
contexto totalmente diferente, em que as obrigações  e  direitos
sociais do homem e da mulher, bem  oposto  ao  que  ocorria  nos
tempos  bíblicos,  praticamente  se  igualam,  revela  falta  de
bom-senso e adequada compreensão das Escrituras,  e  exemplifica
a condenável prática de "forçar" o sentido da Bíblia.

O uso do véu  na  igreja  hoje  pelas  mulheres  é  simplesmente
irrelevante, por ser  inútil  e  inconseqüente.  Igualmente  nos
parece imprópria a  atitude  de  alguns,  talvez  motivados  por
"zelo sem entendimento", de, com base neste  capítulo,  condenar
sumariamente uma mulher pelo simples fato de cortar um pouco  do
seu cabelo.

Para maiores referências, consultar REVISTA  ADVENTISTA,  edição
Agosto de 2001, página 11,  autor  José  Carlos  Ramos,  editora
Casa Publicadora Brasileira...

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