segunda-feira, 29 de abril de 2013

Enquanto Isso, Na Faculdade...

São José dos Pinhais (PR), 29/abr/2013 - (21:07:04 hs)

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%%%%%%%%%%%%%%%%% MOMENTO DE MEDITAÇÃO Nr. 861 %%%%%%%%%%%%%%%%%
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"É a Bíblia contra os médicos?"

"E caiu Asa doente de seus pés  no  ano  trigésimo-nono  do  seu
reinado; grande por extremo era sua enfermidade, e, contudo,  na
sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas, antes, aos  médicos.
" (2 CRÔNICAS 16:12)

A maioria dos reis de Israel foi  reprovada  por  não  viver  de
acordo com a expectativa divina quanto à sua vida particular  ou
à administração dos negócios públicos. E  o  veredicto  negativo
de nosso texto só foi dado no caso do rei Asa por ter  recorrido
a médicos.

Essa reprovação tem sido objeto  de  muitas  especulações.  Para
alguns, ela significa uma condenação geral dos médicos.  O  que,
de fato, significa?

No nono século a.C. - época do  rei  Asa  -,  havia  pouco  para
distinguir o médico de  um  curandeiro.  Não  havia  escolas  de
medicina em Israel ou em qualquer outro lugar do mundo.

Somente no Egito as coisas eram um tanto diferentes. Lá vemos  o
desabrochar de uma erudição médica,  como  no  Papiro  Cirúrgico
Edwin Smith, que data do tempo em  que  as  pirâmides  de  Kufu,
Quefrén e Miquerinos foram erigidas. Era  uma  época  em  que  o
gênio egípcio brilhava nos vários ramos  do  conhecimento,  tais
como arquitetura, matemática e medicina. Os  egípcios  separavam
a medicina da mágica e descreviam  as  várias  enfermidades  com
objetividade surpreendente.  No  papiro  mencionado  acima,  por
exemplo, certas enfermidades são descritas por seus sintomas,  e
um prognóstico era feito sobre sua duração e gravidade.

A matéria médica, contudo, era mínima: várias poções  preparadas
com sementes, raízes ou casca de árvores - ou, pior  ainda,  com
chifres e  outras  partes  de  animais  pulverizadas.  O  médico
egípcio cria, no entanto, que o tempo era o  grande  curador,  e
em muitos casos se limitava a  receitar  uma  dieta  apropriada.
Infelizmente, depois de atingir certo nível de racionalidade,  a
erudição médica egípcia sucumbiu à influência da  feitiçaria.  A
feitiçaria, como um estudioso  observou,  foi  a  praga  que  na
antiguidade arruinou tanto a religião quanto a prática médica.

Poderiam os israelitas ter aprendido  algo  dos  egípcios  sobre
conhecimento  médico?  Dificilmente.  Há  uma   referência   aos
médicos  egípcios  ocupados  com  o  embalsamento  do  corpo  do
patriarca Jacó (Gênesis 50:2). Mas esses funcionários  (chamados
médicos) na realidade não eram mais do que peritos  na  arte  de
embalsamar.

As condições não eram muito diferentes em Babilônia,  apesar  de
seu brilho nas áreas de astronomia e matemática.  Os  babilônios
tinham sua farmacopéia primitiva e praticavam  certas  operações
simples, mas, como um todo, sua  erudição  médica  era  amarrada
pela  mão  pesada  da  tradição  e  sufocada  por   uma   crença
perniciosa na mágica. Ao visitar Babilônia em meados  do  quinto
século a.C., Heródoto, o "pai  da  história",  pôde  observar  a
condição medíocre da  medicina  babilônica.  Com  seus  próprios
olhos viu  os  doentes  em  pé  nas  praças  públicas  esperando
receber conselho médico de qualquer transeunte.

Assim é imperativo compreender o caso  de  Asa  em  seu  próprio
contexto. Asa era um monarca  que  temia  a  Deus,  recebendo  o
elogio de que "fez o que era reto aos olhos do Senhor"  (1  Reis
15:11). "Foi o coração de Asa reto para com o  Senhor  todos  os
seus dias" (verso 14).

Mas  uma  vida  digna  de  louvor  não  é  garantia   contra   a
enfermidade. Asa, na sua velhice, ficou enfermo dos  pés  (verso
23). "Sua enfermidade tornou-se grave",  disse  o  cronista.  Em
sua angústia, Asa  esqueceu-se  de  Deus.  Esqueceu  a  promessa
divina que lhe trouxera o  profeta  Hanani  (2  Crônicas  16:9).
Ajuda e conforto estavam a seu  alcance,  mas,  na  fornalha  da
aflição, Asa deixou de dirigir seus olhos para o Céu.

Levando em conta o que  acabamos  de  ver  -  a  saber,  que  os
médicos nos dias de Asa estava pouco  acima  dos  curandeiros  -
torna-se compreensível o motivo pelo qual o  rei  foi  reprovado
por ter "recorrido à médicos". Em parte  alguma,  naquela  época
remota, havia qualquer conhecimento  médico  digno  do  nome.  A
medicina  e  a  feitiçaria  iam  de  mãos  dadas  naquele  tempo
longínquo, e o rei deveria sabê-lo. Como o  rei  Ezequias  tinha
buscado  e  recebido  o  conselho  do  profeta  Isaías  em   sua
enfermidade, Asa  também  poderia  ter  buscado  o  conselho  do
profeta Hanani.

Não deveríamos, portanto, interpretar  nosso  texto  à  luz  dos
conhecimentos do século vinte. Na  verdade,  mesmo  no  primeiro
século de nossa era, as coisas já tinham mudado - haja  vista  a
vida e atividade de "Lucas, o médico amado" (Colossenses  4:14).
Depois de Hipócrates (quinto século a.C.),  o  pai  da  medicina
racional, os médicos passaram a desfrutar de um  prestígio  cada
vez mais merecido. Nos dias de Asa, porém, a  situação  era  bem
diferente. O único caminho apropriado para Asa, em face  de  uma
enfermidade grave, era confiar inteiramente no Senhor.

Para maiores referências, consultar REVISTA  ADVENTISTA,  edição
Julho de 2003, página 16, autor Siegfried J. Schwantes,  editora
Casa Publicadora Brasileira...

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