São José dos Pinhais (PR), 17/dez/2012 - (21:18:57 hs)
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acima de tudo.
Em caso de dúvidas, poderá contactar-me através de alguma das
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Sendo o que havia para o momento, coloco-me ao vosso inteiro
dispor para prestar maiores esclarecimentos que se façam
necessários.
Abraços em Cristo!
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%%%%%%%%%%%%%%%%% MOMENTO DE MEDITAÇÃO Nr. 408 %%%%%%%%%%%%%%%%%
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Durante os primeiros 300 anos de sua existência, a igreja
primitiva estava longe de ser perfeita. Lutava contra a heresia
e se acomodava aos costumes pagãos. Na realidade, alguns dizem
que o principal objetivo de Constantino, ao oficializar o
cristianismo, era unir as facções cristãs que estavam
continuamente discutindo umas com as outras.
Apesar de suas falhas, porém, a fé abastecida pelo sangue dos
mártires se assemelhava bem mais à fé de Jesus do que a que
temos visto durante muitos séculos desde então.
Pelo menos três importantes valores da igreja primitiva
começaram a desintegrar-se por volta da mesma época em que o
cristianismo se tornou a religião do Estado.
Nos três primeiros séculos, os cristãos, como o próprio Jesus,
se opunham firmemente a qualquer tipo de violência. Haviam
seguido o exemplo de não-violência de Jesus, uma desobediência
civil do tipo "ofereça-lhe também a outra [face]" (ver Mateus
5:39; Lucas 6:29) ao resistir à autoridade "divina" dos
imperadores romanos, e sofreram por isso. Os homens cristãos
eram recomendados a não servir no exército nem usar violência
como meio de resolver problemas.
Com a conversão de Constantino, o cristianismo de repente se
aliou ao poder militar romano. Em 303 d.C., era ilegal um
soldado do exército romano tornar-se cristão. A "cruz" que o
exército de Constantino carregava como estandarte era uma lança
com uma barra transversal. Ironicamente, o símbolo da morte de
Jesus como inocente vítima da opressão foi transformado em arma
do opressor. A igreja tomou a espada e com raras exceções a tem
empunhado desde aquela época.
O cristianismo se propagou rapidamente nos anos que
transcorreram entre a morte de Jesus e a conversão de
Constantino, mas se expandiu através da pregação e do exemplo
de amor. Somente quando o cristianismo se tornou a igreja
romana do Estado foi que começou a imitação grosseira de
conversões forçadas pela ponta da espada. A liberdade religiosa
e o respeito pela liberdade individual foram vítimas da vitória
de Constantino.
Quando Jesus expulsou os cambistas para fora do templo, seu ato
podia ser entendido sob muitos pontos de vista, mas pelo menos
um de seus significados era de que o materialismo e o comércio
não têm lugar na casa de Deus. Atualmente, em um mundo onde
corporações multinacionais e a mentalidade voltada ao
consumidor tem saturado todos os aspectos de nossa sociedade,
fico imaginando: que "templos" Jesus purificaria se Ele
chegasse ao local? Certamente, desde o tempo de Constantino, as
igrejas cristãs têm acumulado poder e riqueza até um nível que
pareceria muito estranho aos primeiros seguidores dAquele que
não tinha "onde repousar a cabeça." (MATEUS 8:20)
O ministério de Jesus era de amor, aceitação e abrangência
extremos, e a igreja primitiva continuou assim. Aos olhos de
Jesus, as diferenças sociais não importavam. Um homem pobre,
uma mulher, criança, ou pessoa fisicamente incapacitada - todos
eram tão preciosos para Deus como um homem saudável, rico ou
poderoso. No Novo Testamento temos evidência de que a igreja
primitiva se esforçava arduamente para manter essa igualdade:
"compartilhavam tudo o que tinham [de modo que] não havia
pessoas necessitadas entre eles." (ATOS 4:32 e 34). Os líderes
da igreja lutavam para certificar-se de que isso continuasse a
despeito do desejo natural das pessoas de discriminar e olhar
aos outros com desprezo. (Tiago 2:1-9; 1 Coríntios 11:17-22).
É dito que os pagãos comentavam: "Vejam como esses cristãos
amam uns aos outros!" E o cristianismo era notável no mundo por
permitir que mulheres e escravos não só adorassem em igualdade
com os homens livres, mas assumissem cargos de liderança. À
medida, porém, que o cristianismo se uniu ao poder do Estado, a
igreja se tornou cada vez mais hierárquica, eliminando a
lembrança da mensagem radical de amor de Jesus. Igualdade e
aceitação foram vítimas adicionais do regime de Constantino.
A conversão de Constantino foi um importante contratempo para o
reino de Deus e uma vitória para o sistema dominador. Quando a
igreja aceitou a violência, o controle do Estado sobre a
religião e as estruturas de poder secular, ela se desviou do
exemplo de Jesus tão certamente como quando ordenou o
"Venerável Dia do Sol" em lugar do sábado de Deus.
Como povo que sempre rejeitou a decisão inovadora de legislar
sobre a adoração no domingo para os seguidores de Deus, creio
que os adventistas do sétimo dia devem também tomar posição
contra as demais inovações de Constantino. De fato, os dois
conceitos - adoração sabática e senhorio de Deus - estão
inseparavelmente ligados.
A adoração tem que ver com quem seguimos e de quem são os
valores que aceitamos. Um dia não seria mais intrinsecamente
sagrado do que outro, a menos que Deus assim o designasse.
Quando aceitamos Sua soberana escolha de um dia dentre os sete
para adoração, sustentamos um símbolo que diz: "Seguimos a Deus
como nosso rei, não a Constantino ou a qualquer outro imperador
mundano."
A Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a igreja cristã
primitiva, adota tradicionalmente uma postura de não-violência
e não-combatividade. Em nossa era afligida pelas guerras,
embora a igreja oficialmente defenda essa posição,
individualmente alguns adventistas com freqüência a questionam,
colocando a lealdade nacional acima da fidelidade a Jesus, que
nos recomendou a "amar nossos inimigos". Temos feito
maravilhoso trabalho defendendo a causa da liberdade religiosa;
no entanto, muitos de nós particularmente interpretamos isso
como "liberdade para aqueles que pensam e crêem como eu",
enquanto demonstramos intolerância para com aqueles que
percebemos ser "diferentes". Nossa igreja começou como um
movimento pobre e igualitário, bem semelhante à igreja cristã
primitiva; mas, à medida que crescemos em tamanho, estrutura e
força, será que temos nos deslocado rumo ao reino de
Constantino, rumo ao sistema dominador de poder e materialismo?
Quando honramos o sábado de Deus, temos uma oportunidade
maravilhosa de não apenas reconhecer a autoridade de Deus, mas
comemorar os valores do Seu reino.
O sábado nos liberta dos laços do materialismo. A desaprovação
tradicional adventista de comprar e vender no sábado não é
legalismo sem importância, mas uma chance de declarar nossa
liberdade da sociedade consumista. O grupo social ativista
Adbusters promove anualmente um Dia de Nada Comprar. Seu
objetivo é posicionar-se contra o consumismo e o materialismo.
Quando pela primeira vez vi a propaganda do "Dia de Nada
Comprar", tive que rir. Eu comemoro semanalmente um Dia de Nada
Comprar, e me alegro pelo fato de que durante 24 horas não sou
um "consumidor", mas um ser humano filho de Deus.
Da mesma forma, o sábado nos chama para fora do ambiente de
trabalho, do mercado, do sistema dominador do mundo,
convidando-nos a depor nossas estruturas de poder, nossas
soluções violentas para os problemas, nossa distinção de
classes e culturas, e juntos nos reunirmos igualmente como
pecadores e investigadores. A tragédia é que muitas vezes
saímos do ambiente de trabalho na sexta-feira à tarde e
entramos na igreja no sábado de manhã para encontrarmos ali uma
outra arena de luta pelo poder, distinção de classes e
culturas, e maneiras irritantes e combativas de lidar com as
divergências.
Se esta é nossa experiência no sábado, então nossas igrejas
estão vivendo no reino de Constantino, não no de Jesus - apesar
de estarmos adorando no sétimo dia. Para Jesus, o sábado era um
dia para curar, aliviar o sofrimento, estender a mão aos
excluídos da sociedade.
Se realmente queremos declarar nossa lealdade ao reino de Deus,
precisamos depor a espada romana, tomar a cruz de Jesus - Seu
símbolo de não-violência, humildade, presteza e pacificidade -
e segui-Lo buscando maneiras novas e criativas de viver Seu
amor nesta época materialista, violenta e sedenta de poder.
Para maiores referências, consultar REVISTA ADVENTISTA, edição
Janeiro de 2004, páginas 8 e 9, autor Trudy J. Morgan-Cole,
editora Casa Publicadora Brasileira...
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