O crente deve munir-se sempre de duas boas sacolas. Deve andar com elas na mente, no coração. Não precisa carregá-las nas mãos, porque de nada adiantariam. Essas sacolas são simbólicas, não materiais. Mas, que devem existir, ah, se devem!Uma delas é furada. Sim, não tem fundo. Não está estragada não; ela foi feita para não ter fundo. A outra é completa, com fundo.Na sacola furada nós devemos guardar tudo o que nos magoa; tudo o que não presta; todas as afrontas e injustiças que cometeram conosco; todas as más recordações; todas as lágrimas que derramamos por dores e amarguras. Essa sacola é uma bênção. Nós colocamos tudo ali, em grandes quantidades, e a sacola nunca fica cheia! É ali que devem ser guardadas as discussões e as brigas que tivemos. Ali também devem estar as humilhações a que nos submeteram, as críticas que recebemos, as decepções que sofremos. É por isso que a bíblia diz: "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hb 12:15)Já na outra sacola, a completa, devemos guardar outras coisas. Devemos guardar os amigos. Devemos guardar as alegrias e as coisas boas que nos acontecem. Devemos guardar os jantares em família, os passeios e as festas alegres. É ali que devemos guardar as coisas boas que nos marcam, para nunca sermos ingratos com quem quer que seja. Ela é o depositário das boas memórias. Nessa sacola deve ficar o primeiro encontro, o primeiro beijo, o dia da conversão e batismo, o passeio e o intercâmbio da igreja, a formatura, o noivado e o casamento, o nascimento do primeiro filho, o dia da promoção, o dia em que a sogra cozinhou bem (...brincadeirinha...), enfim, as coisas que dão alegria e contentamento à vida. É nesse sentido que as Escrituras afirmam: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ec 12:1)Somos tão mesquinhos e mal-direcionados, que custamos a aprender em que sacola guardar o que! Geralmente invertemos as memórias: guardamos o que não presta num cofre com sete chaves, de onde nunca sai, e, com isso criamos grandes tristezas e dissabores para as nossas vidas, amizades e futuro; e armazenamos as coisas boas na sacola furada, esquecendo-nos com a maior facilidade de cada uma delas! É incrível! Se, há quinze anos atrás, alguém nos respondeu torto, com ira, basta olharmos para o seu rosto, e nos lembramos com detalhes daquele dia. Mas, àquele que nos sorriu ante-ontem, com carinho e consideração, simplesmente nos esquecemos!Jogamos fora uma amizade de dez anos, com páginas incríveis de demonstrações de carinho e consideração, por causa de uma única desavença!Como diria Tiago, "Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. (Tg 3:10)Vamos organizar as nossas memórias. As coisas boas devem ir para a sacola completa. As ruins para a sacola furada.Veremos como é gostoso ser feliz!Wagner Antonio de AraújoIgreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
skip to main |
skip to sidebar
segunda-feira, 14 de maio de 2012
[STBSEB:7612] antes de entardecer - 10 - DUAS SACOLAS
Pague com LPs do Mister Colibri
Visitantes
Blog Archive
- junho 2026 (2)
- maio 2026 (3)
- abril 2026 (14)
- março 2026 (12)
- fevereiro 2026 (7)
- janeiro 2026 (15)
- dezembro 2025 (5)
- novembro 2025 (10)
- outubro 2025 (11)
- setembro 2025 (5)
- agosto 2025 (6)
- julho 2025 (4)
- junho 2025 (12)
- maio 2025 (26)
- abril 2025 (14)
- março 2025 (14)
- fevereiro 2025 (18)
- janeiro 2025 (10)
- dezembro 2024 (27)
- novembro 2024 (32)
- outubro 2024 (25)
- setembro 2024 (17)
- agosto 2024 (19)
- julho 2024 (16)
- junho 2024 (32)
- maio 2024 (196)
- abril 2024 (374)
- março 2024 (386)
- fevereiro 2024 (178)
- janeiro 2024 (61)
- dezembro 2023 (74)
- novembro 2023 (1)
- outubro 2023 (12)
- setembro 2023 (13)
- agosto 2023 (5)
- julho 2023 (2)
- junho 2023 (6)
- maio 2023 (4)
- março 2023 (1)
- fevereiro 2023 (29)
- janeiro 2023 (125)
- dezembro 2022 (99)
- novembro 2022 (70)
- outubro 2022 (57)
- setembro 2022 (37)
- agosto 2022 (34)
- julho 2022 (47)
- junho 2022 (249)
- maio 2022 (40)
- abril 2022 (70)
- março 2022 (30)
- fevereiro 2022 (30)
- janeiro 2022 (24)
- dezembro 2021 (20)
- novembro 2021 (86)
- outubro 2021 (180)
- setembro 2021 (72)
- agosto 2021 (99)
- julho 2021 (211)
- junho 2021 (554)
- maio 2021 (468)
- abril 2021 (154)
- março 2021 (515)
- fevereiro 2021 (128)
- janeiro 2021 (335)
- dezembro 2020 (360)
- novembro 2020 (312)
- outubro 2020 (284)
- setembro 2020 (276)
- agosto 2020 (482)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (1)
- fevereiro 2020 (2)
- janeiro 2020 (1)
- outubro 2019 (1)
- agosto 2019 (1)
- maio 2019 (2)
- março 2019 (2)
- fevereiro 2019 (1)
- dezembro 2018 (1)
- novembro 2018 (1)
- outubro 2018 (1)
- julho 2018 (2)
- junho 2018 (3)
- maio 2018 (7)
- abril 2018 (2)
- março 2018 (1)
- fevereiro 2018 (4)
- janeiro 2018 (5)
- dezembro 2017 (4)
- novembro 2017 (1)
- agosto 2017 (1)
- julho 2017 (9)
- junho 2017 (10)
- maio 2017 (5)
- abril 2017 (6)
- março 2017 (5)
- fevereiro 2017 (5)
- janeiro 2017 (11)
- dezembro 2016 (18)
- novembro 2016 (14)
- outubro 2016 (20)
- setembro 2016 (19)
- agosto 2016 (31)
- julho 2016 (20)
- junho 2016 (12)
- maio 2016 (21)
- abril 2016 (21)
- março 2016 (9)
- fevereiro 2016 (13)
- janeiro 2016 (10)
- dezembro 2015 (10)
- novembro 2015 (9)
- outubro 2015 (24)
- setembro 2015 (6)
- agosto 2015 (28)
- julho 2015 (4)
- junho 2015 (24)
- maio 2015 (34)
- abril 2015 (30)
- março 2015 (30)
- fevereiro 2015 (26)
- janeiro 2015 (23)
- dezembro 2014 (35)
- novembro 2014 (42)
- outubro 2014 (42)
- setembro 2014 (69)
- agosto 2014 (71)
- julho 2014 (23)
- junho 2014 (19)
- maio 2014 (19)
- abril 2014 (29)
- março 2014 (41)
- fevereiro 2014 (40)
- janeiro 2014 (32)
- dezembro 2013 (56)
- novembro 2013 (68)
- outubro 2013 (76)
- setembro 2013 (48)
- agosto 2013 (62)
- julho 2013 (45)
- junho 2013 (65)
- maio 2013 (55)
- abril 2013 (40)
- março 2013 (43)
- fevereiro 2013 (56)
- janeiro 2013 (73)
- dezembro 2012 (50)
- novembro 2012 (66)
- outubro 2012 (72)
- setembro 2012 (74)
- agosto 2012 (142)
- julho 2012 (145)
- junho 2012 (149)
- maio 2012 (164)
- abril 2012 (194)
- março 2012 (152)
- fevereiro 2012 (150)
- janeiro 2012 (106)
- dezembro 2011 (128)
- novembro 2011 (147)
- outubro 2011 (181)
- setembro 2011 (150)
- agosto 2011 (142)
- julho 2011 (163)
- junho 2011 (194)
- maio 2011 (239)
- abril 2011 (245)
- março 2011 (168)
- fevereiro 2011 (149)
- janeiro 2011 (153)
- dezembro 2010 (145)
- novembro 2010 (205)
- outubro 2010 (197)
- setembro 2010 (167)
- agosto 2010 (125)
- julho 2010 (170)
- junho 2010 (188)
- maio 2010 (179)
- abril 2010 (118)
- março 2010 (186)
- fevereiro 2010 (412)
- janeiro 2010 (109)



Nenhum comentário:
Postar um comentário