terça-feira, 10 de maio de 2011

[STBSEB:5937] PARA QUEM A TRISTEZA ESTÁ NO COMANDO - Agrupamento de textos

PARA QUEM A TRISTEZA ESTÁ NO COMANDO, 1

Escrevo hoje para quem anda triste.
Não farei como os amigos de Jó, pelo que não lhe trarei nenhum peso adicional, dizendo, por exemplo, que a culpa é sua.
Mas direi que lhe cabe perguntar-se: "Desde quando estou triste? Foi um acontecimento difícil (uma perda, uma enfermidade) que me roubou o prazer de viver? "
Não faça de conta que não está triste, porque está e deve estar. Jesus mesmo se entristeceu ao ponto de suar sangue.
Então, se um fato (ou uma sucessão imediata deles) tornou você uma pessoa triste, lembre-se que o luto (não importa qual seja a razão do choro, tendo morrido alguém ou não) é uma experiência necessária, que começa com o reconhecimento da perda, mesmo sob protestos veementes, e segue a passos lentos, até à retomada da vida. 
A alegria retorna na esteira vagarosa da aprendizagem: todos estamos sujeitos a surpresas dolorosas, que não podem ser nossos senhores. Temos Um, sobre Quem a Bíblia diz que a alegria dEle é a nossa força (Neemias 8.10).
Aos poucos, vamos sendo capacitados para retomar nossas atividades, as que forem possíveis, e nos envolver em outras, que nos ajudem a desejar estar com as pessoas, nos mandem sonhar de novo com outras possibildades de vida e que nos animem a ver que vale a pena viver, admitida a força da saudade. 
Você ainda voltará a entoar canções alegres. (CONTINUA)


PARA QUEM A TRISTEZA ESTÁ NO COMANDO, 2

Escrevo hoje para quem a tristeza se tornou uma companheira constante.
Não lhe cabe culpar-se, mas lhe cabe desejar pôr fim a este estado de coisas e sei que você deseja, tem até tentado voltar a sorrir, mas não acontece.
Não pense na alegria que você vê nos rostos, na rua ou na televisão, porque você não sabe o que vai nos corações.
Não almeje a alegria daqueles que a obtiveram em algum tipo de droga, como o álcool.
Não ache que a alegria seja algo impossível, até porque Jesus prometeu uma alegria completa.
Não exagere os problemas (sejam frustrações ou ofensas). Eles são duros em si mesmos, e não precisamos aumentá-los. Um ponto numa página é apenas um ponto, jamais a página toda.
Não permita que a amargura vença.
Verifique o que está acontecendo com a sua mente ou com o seu corpo. Talvez você precise de ajuda, seja um ombro amigo ou um profissional que saiba escutar, aconselhar e, se for o extremo caso, medicar. Assim como nosso joelho fraqueja (e procuramos um ortopedista sem nos envergonhar), nossa mente pode falhar (e devemos procurar quem nos possa devolver a saúde, com toda a tranqüilidade). Pode ser que as junções de nossos joelhos não nos permitam correr uma maratona. Pode ser que as conexões de nossa mente precisem de ajuda para recuperar seu equilíbrio.
Prossiga desejando ter a alegria de volta e continue caminhando, mesmo que doa, mesmo que o dreno vá deixando parte das forças na beira da estrada. (CONTINUA AINDA)


PARA QUEM A TRISTEZA ESTÁ NO COMANDO, 3 

Não importa o diagnóstico da sua tristeza, há duas atitudes que podem nocauteá-la.
Primeira. adote uma causa.
Pode ser uma idéia, uma missão, um filho, um livro, uma viagem, um tempo semanal como voluntário numa instituição.
Estar triste é estar dentro de si. Uma causa nos faz sair de casa.
Ver no outro um sorriso que nós provocamos gera um sorriso em nós também.
Segunda: muna-se de algumas convicções.
1. Deus completará o que começou a fazer em você (Filipenses 1.6). E pode ser que não seja do jeito que você não imaginou. Será melhor.
2. Deus está com você todos os dias, brincando com você quando você estiver brincando, chorando com você quando estiver chorando, para que volte a sorrir. E ele também se alegrará.
3. A alegria de Deus é a sua força (Neemias 8.10). Olhe para Deus, atrás das nuvens do sofrimento, e o verá sorrindo. Peça-lhe para fazer jorrar a alegria dEle dentro de você. E Ele está "louco" para fazer isto em você. É o prazer dEle.

Desejo-lhe um BOM DIA.
Israel Belo de Azevedo




--
Carla Geanfrancisco
Guarulhos/SP
Fone: (11) 89028703 - Oi
          (11) 69047767 - Vivo
carlageanf@gmail.com
carlageanf@hotmail.com (somente para msn)
carlageanf@terra.com.br
skype-> carla.geanfrancisco

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Salmos 24:1 (ACF)

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Todos que
Passaram pelo Seminario Teologico Batista Guarulhos e tem muito amor e
conteudo a repartir" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
stbguarulhos@googlegroups.com
*Não repassar, para ninguém, os debates do grupo;
*Ler sempre com o coração, tendo paciência na interpretação das palavras,
inclusive levando-se em conta o perfil de seu autor, antes de efetuar um
comentário ou resposta;
*Evitar usar palavras de gosto duvidoso, como gírias, etc;
*Respeitar a autoria dos artigos, indicando sempre o nome do autor do artigo
publicado e a fonte e se possível com o link de acesso;
*Conhecer a Declaração Doutrinária da CBB e colocá-la em prática no grupo como regra geral;
*Não difamar nenhuma instituição, principalmente as religiosas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário