COIMBRA, 29 DE ABRIL DE 2010
CANTANHEDE
Continuo em minha estação familiar, a casa do Pastor Marcos Amazonas dos Santos. Seus filhos Matheus e Deborah são duas jóias preciosas; sua esposa Lilian é uma vocacionada que vive o ministério em cada coisa que faz, uma mulher virtuosíssima e de simpatia inigualável. Estar com eles é prazer e privilégio. Muito obrigado pela acolhida!
O Pastor Marcos levou-me a conhecer o salão novo de Cantanhede. Antigamente estavam num local ao nível da rua; agora encontram-se no primeiro andar de um prédio. Um local muito gostoso, amplo, acolhedor, aconchegante. O Pastor Heitor é quem dirige a igreja. Pastor Heitor e Pastor Marcos trocam o púlpito uma vez por mês. Coimbra ajuda Cantanhede nesse trabalho de fortalecimento.
Chegamos lá com o culto começado (são 20 minutos de carro). Ao chegarmos encontramos uma jovem brasileira de sotaque recifense a dar um belo testemunho. Eu descobri que ela era uma pernambucana logo de início; o sotaque lembrava a sonoridade da fala do amado Pastor Neilson Xavier de Brito, da Igreja Batista em Vila Pompéia, SP, pastor de meus saudosos pais e hoje pastor da Milú, minha irmã adotiva.
Cantamos, oramos e deram-me a palavra. Falei sobre Salmos 40.1, lembrando da importância de ter paciência e aguardar no Senhor pela resposta certa. Ah, que experiência boa foi ver o rosto daqueles irmãos a receberem com amor a mensagem do Senhor! Seja Deus engrandecido! Ao final o Pastor Marcos trouxe um preciosa saudação.
COIMBRA, 30 DE ABRIL DE 2010
Começou hoje a tarefa do acampamento da igreja. Na verdade é um congresso interno, um seminário. O tema é IGREJA EDIFICADA. Havia bons 25 crentes presentes. Rostos queridos e conhecidos, pessoas que já fazem parte de minha própria vida. Que abraços saudosos, que afeto demonstrado! Cantamos hinos e corinhos.
Então falei sobre João 13, destacando 4 reflexões sobre as atitudes de Jesus e a necessidade de imitá-lo como salvo e partícipe da igreja: 1) Comeu com eles; 2) Teve a iniciativa de servir; 3) Serviu aos demais; 4) Transformou cada momento num momento único e especialíssimo. Ah, como foi bom ouvir a participação de todos e ver que a Palavra de Deus é como um óleo que amolece as pedras de nossa alma, como uma água que lava a poeira de nossos pés! Ao final todos bendissemos ao Senhor com o lindo hino MÃOS AO TRABALHO, CRENTES.
Amanhã continuaremos com o retiro, se assim o Senhor nosso Deus permitir.
COIMBRA, 01 DE MAIO DE 2010
Fez um mês que estou fora de casa. O meu corpo está cansado, uma gripe reincidente tomou conta de meu organismo. Contudo, a Obra de Deus deve ser realizada e eu aqui estou com amor e com muita gratidão.
Pela manhã: o povo compareceu. As pessoas chegaram ávidas para ouvir o pregador brasileiro. Já nos conhecemos de longa data. É a quarta viagem que faço para cá. As pessoas já são como se fossem a minha própria família. Sinto-me em casa, feliz e contente.
Discorro o tema 4 EXPRESSÕES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA IGREJA EDIFICADA EM CRISTO. Falo sobre MMPP, reflito sobre cada um desses ítens. O povo participa com boa vontade, mostra interesse, discute, complementa. O Pr. Marcos, anfitrião perfeito, procura tudo fazer para que eu me sinta bem e que o evento seja o mais produtivo possível. Desfrutar da amizade de Marcos Amazonas e Lilian é um privilégio. Matheus, o filho, tornou-se meu "cameraboy!. Está tirando boas fotografias. Eu estou muito contenge e agradecido.
Almoço. Arroz de pato. Eu nunca tinha comido isso. E sou obrigado a dizer: é coisa muito boa! Melhor que o pato, contudo, é a comunhão que todos têm uns com os outros. São jovens e velhos, crianças e adultos, portugueses e estrangeiros. A igreja de Coimbra é cosmopolita e uma autêntica "Casa de Oração para todos os Povos". Há muito respeito e admiração de todos para com todos.
Chega a tarde. Descanso um pouco à beira do Rio Mondego. Há uma praça gostosa à frente da igreja, em frente ao rio. A brisa é fria, o sol é quente. Quentes também são minhas lembranças do mês todo na Europa. Num minuto passeiam pela memória o Pastor Fernando e os irmãos de Milão, o Irmão Alberto e a igreja de Alcobaça, e as lembranças seguem para o Brasil. Lembro-me de minha POSA, Elaine, a querida, inesquecível e insubstituivel. Lembro-me de meu irmão, cunhada e irmã adotiva. Lembro-me da Boas Novas, dos pastores que são meus amigos pessoais, dos irmãos que lá deixei. A memória voa mais. Sigo até o colo, o colo de minha saudosa e inesquecível mãe Elzira Bonfante. E aqui a memória provoca lágrimas. Lágrimas de dor e de saudades, de gratidão pela salvação e os suspiros do encontro que só no porvir teremos. Vejo em meus traços os traços dela, vejo o tempo passar e nunca a voltar. O tempo é um grande rio, onde uns entrram e outros saem, cada um tendo o seu porto e o seu destino. Que pena que nos separamos ao longo da vida!
Minhas divagações são interrompidas pelos berros de um pastor desesperado: "WAGNÃO, TÁ NA HORA!", era o Pastor Marcos lá da janela da sua igreja, me localizando para começar a conferência da tarde.
Querem saber qual é a minha enfermidade e como foi o meu chamado para o ministério da Palavra de Deus. Mandam-me fazê-lo sentado. Então dei meu testemunho de conversão e chamada. Falo do hospital e da oração decisiva (texto "E AINDA ESTOU AQUI"). Falo do meu prazo de validade já nos bonus e da bênção do futuro casamento. As pessoas fazem perguntas, eu tento responder. Entramos na discussão das mensagens que já tinha apresentado; todos crescemos um pouco.
Chegamos ao final. Cansaço, mas muita alegria.
COIMBRA, 02 DE MAIO DE 2010
A gripe está impiedosa. Passei a noite com muita febre, tosses insistentes e dor no corpo.
Levantei-me e arrumei-me porque tinha o compromisso, mas foi como se não tivesse acordado, tal a sonolência dos remédios (que não estão surtindo efeito).
O culto começa. Lindo auditório, muitas pessoas no culto, o templo cheio. Também pudera, dia de festa: CEIA DO SENHOR e vários batismos. Também o encerramento do retiro. Os jovens da música e louvores cantam maravilhosamente. O pastor pede para que os candidatos ao batismo venham á frente testemunhar. Foi lindo. Eu, entretanto, ouvia tudo com os olhos fechados, orando e também com febre. Parecia que tudo estava longe, muito longe. E o pior de tudo: estava afônico. Não saia nada! Orei ao Senhor: "Meu Deus, eu não sei porque estou assim, mas sei que há muita gente aqui que aguarda por Tua mensagem através do pregador brasileiro. Tenha compaixão deles e de mim, Senhor, desentope minha goela!"
Então o pastor foi batizar os candidatos. Foi muito bonito. Para sair, trocar-se e voltar, ele já passou a palavra para mim. E agora?
A UNÇÃO DO DESENTUPIMENTO
Estou a ajudar os "ungistas" de plantão - eu recebi uma unção de desentupimento, pois a voz saiu. Ruim, cheia de tosses e fanhosa, mas saiu. Aleluia! (é óbvio que estou a brincar, pois não existe tal unção. A Unção que temos é a salvação em Cristo e a presença poderosa do Espírito Santo em nós, que, segundo a Sua vontade, nos capacita, estejamos sadios ou não. Aleluia!)
A IGREJA EDIFICADA NAS TRIBULAÇÕES
Ao refletir sobre Romanos 5 caminhamos com a igreja nos degraus da experiência de tribulação: a tribulação produz a perseverança, que produz a experiência, que produz a esperança. E enquanto eu falava a garganta ia melhorando. O organismo estava reagindo e eu estava agradecido ao Senhor.
MAIS UM BELO ALMOÇO
Almoço Convivio - é o que eles realizam de quando em quando, o nosso tradicional "junta panelas". Que gostoso! Hoje tínhamos feijoada, arroz, pastéis. Arroz doce de ontem era a sobremesa, pois havia sobrado grande quantidade. E estava melhor do que ontem!
DORMI DEMAIS
Voltamos para casa. Eu iria ao culto da tarde, mas o Pastor Marcos percebeu que eu simplesmente desmaiei na cama e não quis acordar-me. A minha tarefa já estava concluida em Coimbra. Agora eu poderia descansar.
AGENDA DOS PRÓXIMOS DIAS:
4 a 7: ARRIFANA E RIO MAIOR
7 a 10: OLIVEIRA DO HOSPITAL
11: COIMBRA
12 A 17: LONDRES, INGLATERRA
18: MILÃO, SÃO PAULO, BRASIL
Orem por mim
Wagner Antonio de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário