RÁDIO NAFTALINA WEB - TÃO PEQUENA E TÃO INCÔMODA
=========================================
A rádio virtual é um mero streaming de internet, um emissor de som localizado, para um número limitado de conexões. A isso chamamos de rádio, uma versão século XXI do maior veículo de comunicação que existe. Mas nem de longe é uma rádio de verdade. Uma rádio vai aonde o povo está, independente de conexão, basta um radinho. Uma rádio web vai onde há conexão de internet. Mas, pelo sim e pelo não, chamamos uma emissão de som para um grupo de RÁDIO (por isso suas legislações são mínimas, quase inexistentes, são novas tecnologias).
Começamos uma dessas rádios apenas à guisa de "brincadeira", isto, é, um teste, para ver como funcionava. Como a nossa preferência musical tendia para o clássico e o antigo, lembramo-nos das naftalinas que nossas velhas mães colocavam nas gavetas onde guardavam pratarias e toalhinhas de casamento, coisas que só se usam quando visitas vão às casas. As naftalinas serviam para conservar e proteger. Bastava sentir o cheiro e sabíamos que era algo precioso, antigo e preservado. Então chamamos nosso teste de RÁDIO NAFTALINA WEB.
A abrangência de nossa comunicação através de e-mails (hoje na casa dos 300 mil contatos diretos, graças a Deus!) em pouco tempo tornou esse nome bastante conhecido. A curiosidade levou muitos internautas a clicarem no link da rádio para ouvirem o que era realmente. E que surpresa! Uma rádio fora do padrão neopentecostal de música gospel, que homogeneiza a música cristã num misto de brados de auto-ajuda e de auto-satisfação! Encontraram louvores tradicionais, aqueles cujas letras eram teocêntricas, cristocêntricas, que apresentavam o velho plano da salvação, "a velha história", na voz dos clássicos: Luiz de Carvalho, Edgar Martins, Feliciano Amaral, Novo Alvorecer, Som Maior, Vozes de Cristal, Celina Reis, Darcy Gonçalves, Oséias de Paula, Romilda, Conjunto Harmonia, etc, etc.
Aos poucos a rádio tomou vulto de um museu de áudio, uma verdadeira onda antológica da música evangélica brasileira de qualidade. Programas específicos foram surgindo. Primeiro o ALMOÇO COM MÚSICA, destinado a levar a música cristã em vozes antes bem conhecidas, com melodias mais contemporâneas; CAFÉ COM MÚSICA, com seleções instrumentais de hinos de louvor ao Senhor. Depois surgiu LOUVOR DO SERTÃO, um programa de música cristã antropológica rural, focalizando o que se canta(va) nos campos do sul e do sudeste brasileiro, nas antigas igrejas de camponeses. Com o tempo inserimos gravações de pregadores clássicos e há muito esquecidos: RUBENS LOPES, o príncipe dos púlpitos batistas brasileiros, nas pouquíssimas gravações que possuímos; NILSON FANINI, o grande evangelista de saudosa memória, também nos poucos fonogramas que nos chegaram às mãos; ENÉAS TOGNINI, o veterano pastor/evangelista tão conhecido e amado; JOÃO FILSON SOREN, um homem segundo o coração de Deus, que por mais de quarenta anos pastoreou a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro; etc.
Conseguimos com alegria uma série de 150 programas da extinta RÁDIO HOSPEDY WEB, denominado ASSIM ESTÁ ESCRITO, do Pastor Timofei Diacov. Achamos outro tesouro, dele mesmo, programas da década de 80, em fitas, e os recuperamos. Aos poucos alguns pastores amigos foram nos fornecendo suas mensagens: NEILSON XAVIER DE BRITO, grande líder, pastor da Igreja Batista de Vila Pompéia, São Paulo, MARCOS AMAZONAS DOS SANTOS, da Igreja Evangélica Baptista de Coimbra, em Portugal, AIRTON EVANGELISTA DA COSTA, da Assembléia de Deus Palavra da Verdade, em Aquiraz, Ceará, etc. Conseguimos com o Pastor VICTOR HUGO RAMALLO, da Missão Batista Vida, em Taboão da Serra, SP, algumas pregações e músicas direcionadas aos bolivianos também, uma programação linda e maravilhosa.
Através do irmão Henri, de Magé, fui apresentado à irmã Profa. Ana Maria Gomes, filha do saudoso pastor David Gomes, fundador da ESCOLA BÍBLICA DO AR, que passou a fornecer-me a programação nacional da EBAR. Então, à partir daí, entramos em rede com esse programa maravilhoso que diariamente nos dá dicas de saúde e aulas bíblicas e de escola dominical. Muito obrigado, Professora Ana Maria Gomes e Pastor Geremias Bento!
Algumas entradas breves, porém constantes, se destacam também. MOMENTO MANANCIAL: minha futura esposa, Elaine, lê uma meditação do LIVRO MANANCIAL, da União Feminina Missionária Batista do Brasil; TELE-FÉ, onde o meu amigo Pastor Norberto Marquardt lê alguma meditação que escreveu ou que colecionou, que tão bem faz à nossa alma. Também há o momento VOCÊ SABIA?, dirigido pelo Pastor Aparecido Donizete Fernandes, que lê uma de suas crônicas tão edificantes. MOMENTO DA POESIA, hora preciosa, onde Gióia Júnior, Audiva Sanches, Cirlene Furkim de Almeida, etc, declamam poesias lindas e inspiradoras.
Um programa não destinado ao louvor propriamente dito foi também acrescentado: A GRANDE ORQUESTRA. Consultados exaustivamente os ouvintes não viram problema algum em ter-se um programa de entretenimento. As grandes orquestras mundiais sempre chamaram a minha atenção, os grandes maestros; então a naftalina seria uma boa chance de partilhar o acervo que ao longo da vida fui acumulando. E o programa realmente agradou, ainda que não a todos, pois alguns não compreendem o valor de uma boa música, de uma boa execução. Mas quem conhece o programa A GRANDE ORQUESTRA sabe o quanto ele é útil.
Inseri um programa com meus sermões também.
Recebemos alguns apoios. A nossa despesa tornou-se grande para uma só pessoa bancar. Não passa de cem reais, mas alguns ouvintes disseram: gostaríamos de cooperar e ajudar. Então coloquei seus anúncios e eles livremente, voluntariamente e quando desejam, contribuem com alguma parte do valor para eu pagar mensalmente a prestação do link. São eles: WSCARESS PERFUMES, NSS, ROBERTOUR, THIAGO HERRERA DAMETTO, SAMUEL AGUIAR DA CUNHA. Eles não patrocinam a rádio; eles cooperam com ela quando podem. E como ajudam! A rádio continua aberta para novos apoios.
Às vezes eu entro ao vivo para interagir com os ouvintes. Quando isso acontece eu aviso com uma hora de antecedência através dos e-mails. E a audiência, que fica entre 7 a 15 ouvintes/o tempo todo, sobe para 40/60 de imediato. Que gostoso poder interagir com os amigos! O difícil é encontrar o tempo adequado, a hora certa, a conexão adequada para não cairmos. Não foram muitas as ocasiões "ao vivo" mas elas valeram á pena.
O que uma pequena rádio assim, com até 50 ouvintes, pode representar em termos de problema para alguém ou para alguma corporação?
Nós não sabemos.
Mas o fato é que novamente a RÁDIO NAFTALINA WEB foi invadida. Entraram em seu painel de controle, desligaram programas, alteraram horários e mexeram na senha. Qual o propósito? Desestabilizar a programação? Tirá-la do ar? Calá-la? Fazê-la acabar? Destruir seu patrimônio musical?
Nós não sabemos. Mas de uma coisa estamos certos: continuaremos a transmiti-la enquanto tivermos condições para isso. Continuaremos a levar a boa música cristã aos ouvintes. Buscaremos inserir cada vez mais as jóias antológicas dos louvores cristãos. Levaremos boas pregações da Palavra de Deus e nos manteremos fiéis aos valores bíblicos. Se nos invadirem de novo nos levantaremos novamente com a graça de Deus. E pararemos quando assim sentirmos em nossos corações.
E AGORA?
QUE TAL OUVIR-NOS?
SEJAM MUITO BEM-VINDOS.
Ainda não pude dedicar-me a realistar todos os programas para variações, em virtude de minha paralisia facial (não consigo ficar muito tempo à frente da tela do computador). Mas a rádio está em pleno funcionamento e pronta para servir de instrumento na edificação da fé.
Ouça-nos. Sejam bem-vindos. E, se assim desejarem, comentem o que acharam.
Para ouvir-nos: cliquem em
Para comentarem sobre a opinião quanto a rádio, escrevam para
Muito obrigado pela leitura.
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco SP